quarta-feira, 18 de março de 2009

NÃO ACHO O FORUM SEGURO....

Depois do assassinato ocorrido em frente ao Forum Maria Tereza Gusmão, todos começaram a questionar a segurança do local. Sou frequentador diário do Forum e sei que lá existem policiais militares em serviço. Entretanto, não acho o local seguro.

As entradas do Forum não possuem revista ou detector de metais. Caso haja inimigos capitais transitando pelos corredores, eles fatalmente se encontrarão. No estacionamento ocorre a mesma coisa. Existe uma guarita nos fundos que proíbe a entrada de carros; todavia, não há fiscalização no que concerne aos transeuntes. Uma pessoa armada entra e sai sem ser incomodada.

Até hoje tivemos muita sorte por nada ter ocorrido no interior do Forum ou nas dependências ao seu redor. Espero que tudo continue assim para a segurança dos profissionais e dos demais munícipes que buscam o Judiciário para tentarem resolver suas lides.

Mas que o perigo existe é fato consumado...

Cláudio Andrade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado blogueiro

Eu, particularmente acho toda a região pouco segura, mas entrego à Deus e vou me deslocando, afinal de contas, não vou ficar refém de uma meia dúzia que está à margem da sociedade. Eles não vão me intimidar, de mais longe eu vim.

Concordo que a segurança no Fórum é mínima, para não dizer inócua.

Mas não vejo diferença em relação ao antigo Fórum, pelo menos nas poucas vezes que frequentei os dois, o policiamento era básico.

Agora que há necessidade de um sistema que possa detectar metais em suas entradas, isso há, mas fica aqui um questionamento: esse sitema valerá para todo e qualquer cidadão, incluindo aí os advogados que militam no Fórum? A pergunta está sendo feita, pois há algum tempo atrás, li várias matérias onde membros da OAB, questionavam a revista a que alguns advogados estariam sendo submetidos, alegando que prerrogativas dos mesmos estavam sendo feridas.

Numa situação hipotética, se um advogado ao passar por algum detetor de metais, acionasse o alarme e se identificasse como, ele seria liberado sem a devida revista, ou seria submetido ao mesmo constrangimento que um cidadão comum seria?

Detetores de metais são limitados a detectarem metais, como o próprio nome diz, mais eficazes são aparelhos de raio-x, tipo scanners, que detectam além de metal, digo isso pois existem pistolas fabricas em cerâmica que não são detectadas a não ser dessa forma e, como o crime organizado está, em termos de armamentos, muito a frente da polícia, se algum membro de alguma facção criminosa quisesse cometer um delito nas dependências do Fórum, certamente usaria algum armamento desse tipo.

Quanto ao assassinato ocorrido em frente ao Fórum, concordo que foi muita ousadia dos bandidos, mas não são diferentes de outros homicídios que ocorrem à luz do dia em nosso município, sem que haja a elucidação da grande maioria, principalmente por falta de recursos técnicos e humanos para que as investigações desses delitos possam ter eficácia.

Fica mais fácil, nesses casos, atribuir-se essas mortes ao envolvimento com o tráfico de drogas e assim, a sociedade, anestesiada pela forma banal como são tratados esses casos, acaba por achar que tudo, toda essa violência é normal, natural.

Eu não acho que seja, sempre vou me indignar quando isso ocorre e vejo a omissão das autoridades.

De qualquer forma, comungo com o blogueiro quanto à questão da segurança nos prédios públicos e estendo a preocupação aos outros locais públicos, que devem ser seguros para que os cidadãos de bem possam usufruir do seu direito de ir e vir com segurança.

Forte abraço.

Imbeloni disse...

Prezado Cláudio, concordo contigo!
Minha mãe participou de uma audiência nesta segunda-feira, que terminou às 21:00hs. Do lado de fora não havia nenhum movimento e se não fosse a questão de irmos pega-la de carro, não sei como seria. Onibus não é a todo tempo e a presença da polícia nos arredores é praticamente zero.

Anônimo disse...

tb temo mto pela segurança de tds.
TEM QUE SER TOMADA UMA POSIÇÃO!
KD O PRESIDENTE DA OAB PRA PLEITEAR A SEGURANÇA DOS ADVOGADOS?
Q VERGONHA!