sábado, 21 de março de 2009

LICEU: POLÊMICA DO UNIFORME CONTINUA...

Mais de 200 alunos do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos protestaram ontem, no início da tarde, contra a camiseta com novo design cedida pela secretaria estadual de Educação, como padrão da rede de ensino. Algumas camisetas foram rasgadas pelos estudantes, que alegaram que o uniforme do colégio é tradicional e foi adquirido, como exigido pela escola, no início do ano letivo. A direção do colégio informou que a distribuição, que começou, ontem foi uma orientação da secretaria, mas não poderá impor o uso do novo uniforme e tãopouco impedir que os alunos tenham acesso às aulas, que foram realizadas normalmente à tarde.
O protesto foi realizado em frente ao portão da escola e os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Liceu é tradição, não é humilhação". Além de recusarem usar a camiseta, eles tentavam explicar os motivos do protesto aos motoristas que trafegavam pela rua Barão da Lagoa Dourada, ao lado da escola.
Segundo a aluna Diane Nogueira, com a nova camiseta não haverá diferencial entre estudantes do Liceu e das outras escolas.
- Isso é imposição. Queremos que o atual uniforme seja mantido, porque tivemos despesas no início do ano para comprar - disse.
Já seu colega, Francisco Sérgio Pessanha, disse que a mudança é um desrespeito ao colégio. "Não concordamos em ter um uniforme único e igual às demais escolas. Somos liceístas", ressaltou.
A diretora da escola, Celina Mateus Barbosa, explicou que o aluno poderá continuar usando o uniforme tradicional.
- Não posso obrigar que os alunos usem a nova camiseta. Também não posso impedir que eles tenham acesso às salas de aula, com o uniforme adquirido no início do ano - destacou.
Em nota, a secretaria estadual de Educação orienta à direção que os estudantes usem a camiseta que foi enviada. A exceção se aplicaria somente às escolas que oferecem Curso de Formação de Professores, por utilizar uniforme diferenciado.

Fonte- Folha da Manhã.

8 comentários:

Mαyαrα Tudєscø disse...

' isso não pode aconteceer pq senaum estarão acabando cm a tradição de uma escola tão importante pra cidade.

Anônimo disse...

"Liceistas sempre avante pela Gloria do Liceu"

Como saberam que somos Liceistas se estamos iguais a metade da população jovem da cidade.

"O Liceu! Liceu! Liceu!"

Anônimo disse...

Com esse padrão de uniforme, gostaria de saber onde fica a segurança dos alunos sendo que qualquer um pode entrar em outra escola...até porque a promessa do cartão magnético (carteirinha magnética) dos alunos já é uma velha conhecida. Ao menos respeitem a tradição do Liceu mantendo o uniforme, é uma identidade!

Anônimo disse...

128 anos de tradiçao, por que mudar agora?
Nos estamos muito bem com o nosso uniforme, e estamos lutando para continuar usando ele.
' Liceístas sempre avante pela gloria do LICEU '

Anônimo disse...

Gostaria de manifestar minha preocupação com o absurdo comportamentos dos alunos do Liceu de Humanidades de Campos, rasgando e queimando as camisas novas, enviadas pelo Estado.
Principalmente: Que atitude o Estado tomará?
Como fica a diretora que declara não poder obrigar o aluno a usar o novo uniforme?
O liceísta deve se comportar como jovens de um Colégio tradicional e não como agiram.
Os liceísta deveriam ter identidade próprio. O valor de cada um não está na roupa que veste.
Liceístas: Estudem mais, comportem-se de forma mais adequada, zelem pela imagem do Colégio.Voltem a colocar o Liceu no "topo" que é o lugar dele. Não se comportem como jovens ricos, bonitos, desrespeitosos e muito mal educados.
Regina

Anônimo disse...

não estou de acordo com essa mudança dos uniformes, pois o uniforme representa a identidade de cada escola. O que o estado pretende é uma igualização dos alunos para que não aja diferenciação das escolas estaduais. Agora os alunos não serão conhecidos como (ex: alunos do LICEU e sim alunos do ESTADO). A distribuição das camisas estão sendo sem nenhum controle, os alunos recebem camisas com tamanhos maiores que eles sendo que não foi solicitado a opinião dos alunos sobre essa mudança de uniforme. O que está acontecendo é uma imposição por parte do ESTADO que não tem o direito de fazer isso com os alunos.Quem faz a escola são os alunos, se os mesmos não podem opinarem não há razão dela existir (a escola). Sem aluno não há escola. Isso me faz lembra que no final de 2005 os alunos votaram para a escolha da direção do LICEU, sendo que, a diretora escolhida não assumiu o cargo, o ESTADO colocou outro na direção contrariando a vontade soberana. Isso prova que o Estado sempre faz o que quer sem o concentimento daqueles que fazem parte da instituição e que acabam sofrendo com essas escolhas. Está na hora do ESTADO perceber que eles não podem tomar as decisões por si proprios,e sim pensarem que no´s alunos temos direito de voz.

Anônimo disse...

Jovens com esse comportamento não tem direito de voz.
Estão esquecendo parte do Hino do Liceu.
Grande vultos O liceu ao Brasil já pode dar... Grandes vultos se comportariam dessa forma abominável?
A escola não existe sem alunos, mas a escola existe para dar formação e informação ao aluno. O controle do processo educacional não pode ficar nas mãos dos alunos.
São jovens e devem ser orientados pelos pais e pela escola. Respeitar hierarquia, ter limites.
Não devem avacalhar o nome de uma escola tradicional, onde estudei 7 anos e serei sempre liceísta, independente do uniforme que esteja sendo usado. Diga-se de passagem que quando estudei o uniforme não era esse. Mudou quando eu estavao no terceiro ano do ensino médio (científico) e não houve revolução nenhuma.
Regina

Anônimo disse...

Fiquei munto triste com a impreçao que alguns liceistas passaram aqueles que estao reclamando, mais acho que a troca de uniforme poderia acontecer se o nome do liceu permanece-se no mesmo.

pesso desculpas por eles.

Ha!

O movimento vai alem do uniforme.
nois queremos outras mudanças tambem porque acho que os 25 mil ou milhoes gastos nos uniformes poderiam ser gasto em coisas como livros que estao em falta, professores subistitutos para o caso de licenças, infra estutura, ventiladores por qeu em algumas salas nao tem nenhum ou o que tem nao funciona bem e mais outras coisas.

muito obrigado pela a atençao.