quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SOU CANDIDATO.

A persistência depende de uma perspectiva mais ampla. Sempre acreditei que a maioria das coisas que desejamos não aparecem do dia para a noite. Acredito que as pessoas persistentes fortalecem-se com a crença de que o que elas querem pode ser feito.

Faço esta introdução para reconhecer publicamente o meu maior desejo profissional: ser Presidente da OAB; presidir a minha classe que tanto amo e respeito.

A minha decisão de concorrer ao próximo pleito da Ordem não surgiu de um mero deleite. Encontra raízes fortes na minha adoração pela profissão, na militância diária, no magistério que exerço com carinho e também na minha família.

A profissão de advogado espelhada no grande Evaristo de Moraes; na militância traduzida na labuta forense, no magistério representado pela minha responsabilidade em transferir conhecimentos aos futuros operadores do Direito e, com certeza, na minha família: 'trincheira' de resistência nos momentos de desânimo.

Desejo ser Presidente da OAB de Campos, pois acredito que não deve haver mudança e sim, uma alavanca delas. Tenho certeza de que a verdadeira mudança começa de dentro para fora, ou seja, temos que amar o que fazemos. Um Presidente não deve silenciar-se no vazio de seu gabinete.

Vejo que a minha classe passa por momentos muito difíceis. Vários profissionais fora do mercado de trabalho, prerrogativas sendo desrespeitadas diariamente, alguns magistrados dotados de soberba, custas judiciais exorbitantes, Núcleos de Atendimento Gratuito que tiram o 'ganha pão' do advogado, dentre outras dificuldades que tornaram a profissão de advogado difícil de ser seguida pelos jovens e mantida pelos mais experientes.

Um ponto que deve ser abordado é a minha renúncia ao cargo que ocupei na atual gestão da OAB de Campos. Foram quase dois anos de dedicação ao grupo, à Comissão da OAB Jovem, ao atual Presidente, aos sonhos e às promessas que fizemos juntos de construirmos algo diferente.

Poderia estar até hoje fazendo parte do atual grupo, mas entendi que os ideais que nos conduziram à vitória perderam o foco central: o advogado.

Concordo que muitos avanços devem ser feitos no campo acadêmico. Entretanto, o advogado não vive somente de congressos e seminários. Os advogados 'respiram' Forum, vivem da labuta diária, das audiências, de mandados e de clientes.

O advogado precisa voltar a 'encher o peito' e a orgulhar-se de ser integrante da uma nobre e imprescindível classe. Para isso, ele precisa ser respeitado no exercício profissional. Necessita de um Presidente que se faça presente no gabinete do juiz ou nas serventias quando um advogado for desrespeitado.

Quero deixar claro aos meus pares que não serei um candidato revanchista. Tenho profundo respeito pelos atuais integrantes da OAB, mas não ficarei em silêncio quando a Ordem que eu tanto amo não se postar ao lado de um advogado quando ele precisar de sua entidade.

Serei incansável na próxima eleição. Disputarei os votos dos senhores com muito afinco; feliz pelos votos conquistados no decorrer da caminhada e respeitoso por aqueles que serão direcionados ao(s) meu(s) concorrente(s).

A bandeira de meu grupo serão as prerrogativas profissionais, tão maltratadas nos dias de hoje. Ofereço aos nobres advogados uma chapa independente formada por advogados que desejam dividir comigo esse grande ideal.

Advogados que nunca se abstiveram de atender um cliente e que nunca se esqueceram da importância que representam no cenário social e jurídico de nossa nação.

Sou candidato porque desejo aos meus amigos de profissão exatamente o que almejo para mim: uma militância digna, ética, célere e com as prerrogativas respeitadas em conformidade com a lei.

Pensando assim que lutarei pelo seu voto.

Que Deus nos abençõe.

Cláudio Andrade.



15 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Bem, sem eu saber, já fiz uma propaganda. Claro que não é para ver quem dá mais.E sim, para quem vai querer mais. Afinal o DR Claudio é o Dr do ADvogado!!!! hehehe

Votaria em vc, viu?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Vitória para você! E não esqueça: Humildade é a pedida!
Avance,e que o Senhor Jesus abençoe você.

Anônimo disse...

Achei de muita classe suas palavras e de mta ética.
Eu sou advogado e declaro que votarei em você.
Por motivos óbvios, não registrarei meu nome aqui pois a oposição pode vir com força pra cima de mim.
Mas passarei meu nome pra vc por e-mail.
Um forte abraço Dr.Cláudio e no que eu puder ser útil entre em contato comigo.

Anônimo disse...

Agora sim! Daqui por diante, esqueça a atual OAB e trabalhe com afinco para divulgação e realização dos seus ideais, que são os nossos ideais.Divulgue suas idéias e seus projetos.É hora de ir à luta.Quem quer beber água limpa, sai na frente! Estamos juntos!

Anônimo disse...

CLÁUDIO,
VOCÊ TERIA COMO ME PASSAR UM TELEFONE PARA QUE EU PUDESSE ENTRAR EM CONTATO COM VC?PASSE PARA O MEU E-MAIL.
MAS,JÁ ANTECIPANDO, QUERO DIZER-LHE QUE PODES CONTAR COM O APOIO DE MEU GRUPO.
CONTE CONOSCO!!!!!!!
TENHA UMA BOA TARDE.

Anônimo disse...

Infelismente não poderei votar, pois sou apenas um estudante, mas tenho certeza que você fará uma boa administração na presidência da OAB.
Fico feliz porque quando me formar serei representado pela casa que tenha dignidade e respeito pelos profissionais do direito. Desde já, torço por você.
Você se candidatando à presidência da OAB foi uma verdadeira luz no final do túnel.

Anônimo disse...

Candidato,

anônimo vota? Bem que vc podia conseguir que anônimo votasse; vc ganharia fácil!
Mas com gente real, de verdade, de carne e osso, gente que existe, e portanto que vota, acho que vc não ganha não....
Talvez ganhe a eleição para a Terra do Nunca, do faz-de-conta; vc é bom de contar história, mais parece o Forrest Gump.
Cresce, Peter Pan.

Anônimo disse...

Quem tem medo de ti cláudio posta tanta bobagem que dá pra rir muito.
o anõnimo (que eu sei que não é anõnimo)sabe bem de histórias infantis, deve ler muito gibis.
Eu tb gosto muito do Peter Pan, gosto das lendas da Terra do Nunca, mas isso é balela,é dizer que escreve bem em piadinhas de mau gosto.
Saiba que eu e meu irmão estamos com você, pois gostamos de quem faz acontecer, gostamos de quem coloca a CARA na reta e não fica escondido em uma casa com três iniciais, onde tem ar condicionado e papo furado na cozinha tomando cafézinho quente (ISSO NÃO RENDE NADA).
Nossa classe tá abandonada aqui na nossa Campos dos Goytacazes e ,ao ler sua postagem hj, que diz que vc vem como candidato muito nos animou, afinal, que bom que tem alguém que verdadeiramente se preocupa com os advogados da nossa cidade e demais Regiões.
Obrigada por ser tão carinhoso, educado (homem de fino trato).
Votei na enquete que devemos ter as prerrogativas respeitadas e é o que não vem sendo.
PARABÉNS.
SINTO QUE DEUS TEM MUITO MAIS PRA VC.
SUCESSO RAPAZ.

Unknown disse...

O anônimo das 17:11 mais parece o Gasparzinho... é o anônimo fantasminha camarada!

Anônimo disse...

um forte abraço!
sucesso!


SEUS DISCÍPULOS

Unknown disse...

Demagógico cara...
Sindicalista de advogado = caminho pra disputar, no futuro, uma cadeira na Câmara e ou na ALERJ - dando apoio político ao casal da Lapa.
Demagógico, porque como disse Aristóteles, se uma democracia é subvertida por aqueles que em nome da República defendem seus próprios interesses, ela degenera para a DEMAGOGIA...
"Que deus nos abençõe" Que papinho George W Bush...

Sei que Felipe Estefan em alguma medida apoiava o 12, repetindo o mesmo "erro" que apontei em vc, mas POR FAVOR não pare com as MARAVILHOSAS palestras e congressos que a atual gestão anda fazendo.

Asfor Rocha, Bonavides, Wadih, etc...

Como estudante, se possível, peço para que faça ainda melhor.

Obrigado

Anônimo disse...

Claudio,

Acho importante que você começe a divulgar a opinião das pessoas que compõem o seu grupo, para que possamos saber o que pensam e como se colocarão frente a temas importantes, como a ESA, As prerrogativas, a OAB Jovem, entre outras.

Um abraço e sucesso

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do anõnimo das 19:14.
Virou o verdadeiro ò do borogodó ser advogado por aqui pq ninguém toma partido dos nossos sonhos, da nossa profissão.
Tô satisfeita de saber (soube hj) que o senhor será candidato à presidencia da OAB.

Anônimo disse...

O anônimo das 17h11m de 05 de fevereiro deve ter dinheiro sobrando pq não sabe ou finge não saber que advogar tá uma barra hj em dia e na nosa comarca tá pior ainda. E também não tem muito o que fazer pq ficar alfinetando os outros é pobre demais. Vc, Cláudio, é a força de que precisamos para termos nossas prerrogativas respeitadas.Que Deus te abençoe mt como vc mesmo postou.Meu voto será seu, com certeza.Abraços.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Não se esqueça, Dr Claudio, todas às vezes que uma pessoa é "temida" geralmente é comparada com personagens esses ou aqueles. E a comparação vem com ironias, com chavões, sem criatividade. Não se dê por vencido.

Um dia, eu estava num local, em setembro, e ouvi, de uma pessoa importante, que a candidata a prefeitura ia desistir, pois não estava "aguentando a pressão". Percebi a intenção, orei a noite toda por ela e por todos os que estavam desejando isso. Senti uma paz de manhã e já fui agradecendo a Deus a resposta. Logo, logo, fiquei sabendo que a canditada estava canditada e cheia de garra.
Não se deixe vencer pelo mal. Vença o mal com o bem.

Não se deixe recuar por nenhuma palavra de afronta ou desânimo. continue avançando e abençoando os que te amaldiçoarem.
Maldição = palavras mal ditas... palavras que não são bem ditas.
Avance em paz.Faça o bem. E aguarde sem manipulação. Deus é contigo. E Ele é Bom!