quinta-feira, 31 de julho de 2008

O QUADRO ELEITORAL DO RIO SEGUNDO CÉSAR MAIA (PREFEITO).

1. Este Ex-Blog recebeu dezenas de e-mails pedindo uma avaliação do quadro eleitoral do Rio. Em base as pesquisas publicadas e a experiência de outras eleições, cruzando as pesquisas com as performances em eleições passadas, pode-se fazer um exercício de silogismo. Como nenhum candidato governou, as pesquisas de intenção de voto serão fluidas até a entrada da TV como ocorreu no Rio em 1992 e 1996.

2. A tendência do candidato do PRB é vir em direção ao meio caminho entre 2004 -21%- e 2006 -14%. A candidata do PCdoB vai ficar flutuando abaixo dos 15% como indicam as pesquisas. O candidato do PMDB volta a ter o que tinha antes de deixar de ser candidato, ou seja, os números da última pesquisa publicada. A candidata do DEM inevitavelmente vai sendo percebida como candidata de continuidade e do prefeito do Rio, e na medida em que isso ocorra, ela vai se deslocando em direção aos outros dois e com a TV superá-los. Os candidatos do PV/PSDB e PSOL se amarram um no outro e ainda perdem para os da frente alguma coisa. Muito dificilmente conseguirão sair desta cama de gato. Seria necessário um deles desistir a favor do outro. Quanto ao candidato do PT não há nenhum sinal que permita fazer projeções sobre ele hoje. Há que esperar um pouco mais.

3. O Ibope só divulgará pesquisa dia 15 de agosto. Um gesto de sabedoria. Não pegará ainda o impacto da TV, que esse ano com as Olimpíadas vai atrasar, empurrando a decisão de voto para setembro. Mas poderá já sublinhar o início das tendências citadas acima.

FONTE-EX-BLOG DO CÉSAR MAIA.

Nenhum comentário: