quarta-feira, 12 de março de 2014

Definido cronograma de vacina contra HPV nas escolas municipais em SJB


A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa de Imunização, informou o cronograma de vacinação contra o HPV para esta semana nas escolas municipais. A finalidade é vacinar meninas de 11 a 13 anos que na sua maioria estão matriculadas na rede pública de ensino.

Ontem, terça-feira, 11, pela manhã, a vacinação aconteceu no Educandário Santa Cecília, prosseguindo no período da tarde na E.M Elysio de Magalhães, em Barcelos. Na quarta-feira, 12, Será a vez da E.M Domingos Fernandes da Costa, na sede do município. A E.M Professora Dionélia Santos, em Atafona, receberá a equipe de vacinação na quinta-feira, 13. Fechando a semana, a imunização acontece, na sexta-feira, 14, no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, no centro da cidade,

A secretária de Saúde, Denise Esteves, informou que, além da vacina,é disponibilizado para as alunas, teste de acuidade visual, antropometria (pesar e medir), saúde bucal (escovação supervisionada com distribuição de kit de higiene bucal) e palestras educativas sobre DST/AIDS e formas de contágio e prevenção do HPV.

“Nosso objetivo é imunizar 802 adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos”, comentou Denise, alertando aos pais de adolescentes dessa faixa etária, que não estiverem estudando, que elas devem comparecer a partir do dia 17 março à Unidade de Saúde Félix de Sá, no centro da cidade. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e, se possível, cópia do cartão de vacinação para serem vacinadas.

HPV - É um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. A principal forma de contágio é através da relação sexual, podendo ser contraída também por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) confere proteção contra os tipos (16 e 18) que causam em torno de 70% dos casos câncer do colo do útero e os tipos (6 e 11) são encontrados na maioria das verrugas genitais.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: