segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Parceria entre PMSJB e UFRRJ ajudam LLX a ganhar o prêmio Benchmarking Brasil



A prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Agricultura em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) elaborou o Projeto de Difusão de Tecnologia para Agricultura Familiar, que contribuiu intensamente para a empresa LLX receber o prêmio Benchmarking Brasil 2013, que destaca as melhores práticas de gestão socioambiental no país.

Segundo o secretário de Agricultura, Pedro Nilson a iniciativa consiste em um amplo programa de difusão de tecnologia, voltado para a assistência técnica dos produtores rurais, principalmente aqueles assentados na Vila da Terra, oferecendo práticas de agricultura orgânica e conservação ambiental visando a melhoria quali-quantitativa da produção agrícola.

Plano de investimento Social da Agricultura Familiar - O projeto estimula o uso sustentável dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida das comunidades no campo e possibilita a ampliação da produção dos agricultores. Cerca de 800 produtores rurais já foram beneficiados pelo Plano que inclui o programa “Cultivo Protegido”, que utiliza práticas sustentáveis de cultivo, agregando valor ao produto e à propriedade rural. Além disso, permite colheita durante o ano todo, aumentando a renda do produtor. Atualmente seis estufas foram implantadas no município. Também foram instaladas quatro hortas ecossustentáveis, com 1.250 m² cada, que estão em plena produção e já abastecem restaurantes, hortifrutis, feiras locais e instituições sociais. Outra iniciativa do Plano foi a doação de cinco tratores para associações de agricultores do 5º Distrito de São João da Barra e a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura na doação de um caminhão e um micro-ônibus para facilitar o transporte de produtores e a produção até as feiras agrícolas da região. 

Os produtores rurais ainda participaram, ao longo do ano, de atividades de capacitação e receberam técnicas de cultivo durante o Dia de Campo promovido pela LLX em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, na Vila da Terra, assentamento rural em São João da Barra.

Produção Vila da Terra - A produção agrícola no reassentamento rural Vila da Terra tem registrado crescimento nos últimos meses. Recentemente, um morador do local realizou a colheita e venda de mais de 3 toneladas de alimentos numa única semana. Atualmente, cerca de 60% das famílias que vivem na Vila da Terra plantam e colhem alimentos que são distribuídos para municípios como Rio das Ostras e Cabo Frio, além da Ceasa, no Rio de Janeiro. Desde 2011, quando as primeiras famílias se mudaram para a Vila da Terra, os moradores têm recebido treinamentos com técnicos para o fortalecimento da agricultura familiar.

A Vila da Terra, desenvolvida pela LLX em parceria com a Prefeitura de São João da Barra e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), conta com solo preparado para receber plantações diversificadas, como quiabo, maxixe, abóbora e aipim.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: