domingo, 6 de janeiro de 2013

Prefeitura disponibiliza 130 salva vidas para praias de São João da Barra.




A Prefeitura de São João da Barra por meio da Defesa Civil Municipal disponibilizou cerca de 130 salva vidas para atuar na orla marítima do município, no trecho que compreende do Pontal de Atafona até a praia do Açu. O objetivo é proporcionar tranquilidade e segurança aos moradores, veranistas e turistas que frequentam as praias sanjoanenses.

O coordenador da Defesa Civil, Adriano Martins de Assis, iniciou o trabalho dia 31 de dezembro e até três de janeiro já tinham contabilizado 20 salvamentos, 10 na praia do Açu e 10 do Pontal até a Lagoa de Iquipari. “O caso mais grave aconteceu em frente à Lagoa de Grussaí onde um banhista ao efetuar um salto mortal teve uma lesão na coluna ficando impossibilitado de andar”, comentou Adriano informando que ao receber os primeiros socorros dos salva vidas foi removido pela equipe do Resgate.


– Na virada do ano devido ao show da cantora Sandra de Sá, a Defesa Civil atuou com duas equipes de salva vidas na Orla do Rio Paraíba do Sul, Cais do Imperador e na praia de Grussaí, no show da banda AraKetu com seis salva vidas – destacou o coordenador fazendo um apelo aos banhistas que neste verão ao se dirigirem às praias façam o uso moderado de bebidas alcoólicas, ingiram alimentos saudáveis e leves a base de frutas, bebam bastante água e em caso de emergência liguem para o telefone 199 da Defesa Civil.


Além dos 130 salva vidas da Defesa Civil os frequentadores das praias sanjoanenses contam com o apoio de 10 guarda vidas do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro que estão em três postos fixos situados no Balneário, antigo Mineiros e Polo Gastronômico.

Uma equipe da Defesa Civil em parceira com o Corpo de Bombeiro efetuou o treinamento dos 130 salva vidas do dia 26 ao dia 30 de dezembro. “Eles aprenderam noções de primeiros socorros, noções de técnicas de valas, valão e bancadas visando à retirada correta dos afogados do mar, boa conduta, atendimento de informação sobre o município e orientação aos banhistas em relação às condições do mar”, declarou Adriano acrescentando que ao chegar ao mar é importante que os banhistas procurem ficar perto dos postos dos salva vidas.

Os Postos dos Salva Vidas estão localizados nas proximidades do Pontal, Julinho, Caixa D´água, Juíza, Papola, Nelson, Fidélis, Chega Mais, Balneário, Cris, Jabuti, Rua das Flores, Lagoa de Grussaí, Bar Amarelo, Intermediário, Rua da Ponte, Tele Santana, Iquipari e 7 Postos no Açu. “Apesar de o trecho do Pontal até a Caixa D´água estar impróprio para banho devido aos escombros das casas demolidas pelo mar a Defesa Civil disponibilizou salva vidas para o local com o intuito de alertar a população”, ressaltou Assis fazendo um apelo aos motoristas que respeitem as placas evitando também o tráfego de veículos na orla da praia.

A Defesa Civil disponibilizou também uma equipe com dois Jet Sky, dois quadricículos e uma camionete 4x4 para dar apoio pela orla marítima e um barco de alumínio para atender os casos de emergência as margens do Rio Paraíba do Sul.

Passarela de Acessibilidade – Para facilitar o acesso dos cadeirantes até a areia e ao mar a Prefeitura instalou várias passarelas de acessibilidade na orla localizadas nas proximidades do Chega mais, Antigo Mineiros, Polo Gastronômico, Antigo Quiosque do Joel e Tele Santana. “Em cada passarela uma equipe de salva vidas com cadeiras anfíbias levam os cadeirantes até a areia e ao mar”, finalizou Adriano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Neste momento em Campos:
Atenção prefeita e os médicos do seu governo ( Chicão Oliveira, vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, secretário de Saúde, Paulo Hirano, líder do governo na Câmara e Edson Batista. Está faltando remédios básicos no CAPS da rua André Luiz, no Jardim Carioca. Os pacientes estão cercando quem passa em frente ao CAPS para pedir dinheiro para comprar, por exemplo, FENERGAN e LEPTIL.

Anônimo disse...

Estive em Grussaí no último domingo e me decepcionei com o tráfego de motos e carros na beira mar, não consegui relaxar , pois meus filhos brincavam na areia, precisa-se de fiscalização com urgência antes que aconteça uma tragédia.