sábado, 5 de janeiro de 2013

O novo líder do Governo Rosinha


Jornal Terceira Via
Por Cláudio Andrade

Já está sacramentado pelo Deputado Federal Anthony Garotinho (PR/RJ) e por Rosinha, Prefeita de Campos dos Goytacazes, o nome de Paulo Hirano (ex-secretário de Saúde deste município e vereador eleito em outubro de 2012) para líder do Governo na Câmara de Vereadores. Ele será o representante do Poder Executivo em nossa cidade.

Tal nome não enfrentou disputa interna. Bem diferente da luta ferrenha travada para a composição da Mesa Diretora da Casa do Povo. Esta, até o presente momento, será composta pelos Vereadores Edson Batista (PTB) como Presidente; Magal (PR) como vice; Professora Auxiliadora (PHS) como segunda vice; Gil Vianna (PR) como Primeiro Secretário e Tiago Virgílio (PTC) como segundo secretário.

A escolha de Paulo Hirano como líder do Governo muda a linha de trabalho na liderança de governo. O até então líder, Jorge Magal, trabalhou de forma um tanto quanto radical, orientando o veto a praticamente todos os pedidos de informação oriundos da Oposição, inclusive os simples. Muitos desses requerimentos eram relacionados a questões corriqueiras da Administração Pública e que poderiam ser respondidos sem qualquer desgaste.

Ao frequentar as sessões da Câmara, diante dos embates acirrados entre situação e oposição, observei que antes do veto, a análise devida de seus requerimentos nem sempre era feita com razoabilidade. Isso fez com que os vereadores da situação se tornassem componentes de um “rolo compressor” em que tudo era vetado independentemente de se tratar ou não de pedido meramente necessário ao conhecimento da sociedade.

Segundo informações recebidas por esta coluna, o médico/vereador Paulo Hirano terá uma postura democrática e tentará analisar com traquejo os pedidos oriundos dos vereadores de Oposição em Campos. Provavelmente, Hirano terá conduta mais acessível do que a de Magal. Mesmo seguindo à risca as orientações de Garotinho e de Rosinha, os pedidos de informação feitos pelos vereadores (que não compõem a Base) terão maiores chances de aprovação. Caso isso ocorra, ganham o Governo Rosinha e a sociedade, a qual escolheu seus vereadores para representá-la e fiscalizar o Executivo e jamais para ser uma extensão do CESEC (sede administrativa do município).

Vale ressaltar que os inúmeros pedidos de requerimento, que foram feitos nas sessões da Câmara, relacionavam-se a questões envolvendo a Secretaria de Saúde, como a falta de medicamentos e de leitos e a falha na marcação de consultas. A maioria foi vetada. No entanto, em breve, o líder do Governo será o ex-titular da pasta da Saúde.

Por outro lado, a escolha de Hirano pode ensejar um foco relevante em sua gestão: a grande probabilidade de os textos dos requerimentos da oposição serem consubstanciados nos problemas da área mais delicada do Município (saúde), o que pode ser desgastante para o novo líder. Mas a escolha de seu nome pode ter sido estratégica a fim de barrar os pleitos direcionados a tal área. Hirano poderá ser o porta-voz da Secretaria de Saúde. Afinal, não haverá sequer um pedido de explicações, voltado à área de saúde, que não seja de seu conhecimento uma vez que figurou como secretário por alguns anos.

Esperamos que Paulo Hirano cumpra seu mister de forma democrática e que, mesmo orientado por seus líderes políticos, não se desvincule da identidade de um verdadeiro representante do povo. Que ele seja criterioso na análise dos requerimentos feitos para que a Oposição o respeite como líder e não como personagem de encaixe na nova legislatura municipal.

No mais, desejo sucesso aos novos vereadores e que a próxima legislatura seja exercida com afinco e respeito à sociedade, focada sempre no bem comum.


7 comentários:

Anônimo disse...

o responsavel pela saude não deu conta do recado agora como porta voz da prefeita dará é bem possivel pobre campos eterna provincia.

Davi Caju disse...

Já falam os entendidos. "A MELHOR DEFESA É O ATAQUE". Se o Secretário mas questionado do governo anterior, vai ser o representante do governo atual, quem vai questionar o questionável.

Anônimo disse...

Tudo como dantes no quartel de abrantes!

Eu desejo que eles recebam em dobro tudos aquilo que eles que farão para o povo ... ( se f....ainda mais...)

Anônimo disse...

Tainar diz...Gente eu não estou acreditando o que estou lendo Paulo Hirano no Governo isso é piada ...Foi um pessimo secretário de saúde deixou os postos de saude sem remédios muita gente morreu nos postos por falta de socorro só deus , mais uma coisa é certa agora ele afunda o governo..Não me esqueci para garotinho só serve quem obedece as ordens dele ,pois Paulo Hirano vai ser apenas mais uma cobaia do garotinho ...Ou seja ele vai para o cargo mais quem vai mandar e desmandar é o garoto ..Saúde pobre e governo mais pobre ainda...

Anônimo disse...

Garotinho ta e com medo do futuro pois nais proximas eleiçoes ele nao tera a prefeita rosinha como candidata e tenta manter um bom relacionamento com os opositores ja que ele sabe que cento e poucas mil pesoas nao votaram na rosinha nesta eleiçoes pois o candidato mais forte que era o arnaldo viana estava sem registro e ele sabe que se o mesmo estivese com registro daria segundo turno em campos e e a rosinha perderia as eleiçoes e ele como nao e bobo de ninguem ja trabalha o futuro pois ele sabe que hoje na oposiçao existe um nome muito forte no meio da sociedade e principalmente na chamada pedra a onde ele sempre perde sa eleiçoes de uma familia muito tradicional em campos a onde o avo ja foi prefeito por trez 3 mandado em campos o pai foi deputado e vereador respeitado e de muitos valores para a sociedade campista e ese rapaz se chama rafael diniz o neto do zeze barboza e filha do sergio diniz que tem tudo para ser o grande nome das proximas eleiçoes na cidade de campos o garotinho nobre deputado ja ta vendo o futuro e pesando asim poxa sera que eu tirei o avo dele do poder e ele veio pelo destino para me tirar amim ea prefeita da prefeitura e acabar com o poder que eu exerso em campos olha meu povo e amigos deste maravilhoso blog quem viver vera bom dia

Anônimo disse...

Jéssica diaz ....Cara Tainar concordo com vc em tudo o que vc falou Paulo Hirano foi um péssimo secretário de saúde eu perdi duas pessoas em minha familia por falta de socorro em um dos postos de saude da baixada campista mais entreguei tudo nas mãos do Senhor. Vc chegar em posto de saude e não encontrar material de curativo isso é um absurdo , os motoristas da emergencia em casa almoçando em um restaurante na localidade de Mineiros e o povo morrendo aguardando eles chegarem até o local isso é uma vergonha. Campos uma cidade tão rica mais com a saúde pobre..Agora Paulo Hirano no governo isso é uma piada um homem que afundou a saúde agora secretário de governo .O único secretário de Governo que Campos já teve chama-se ROBERTO HENRIQUES esse sim mudou a cidade .Agora esse Paulo Hirano é um FANTOXE DO GAROTINHO.

Anônimo disse...

Temos uma oposição pequena em numero de pessoas, mas grande em competencia! Este Paulo Hirano vai sofrer muito! Não vai aguentar por muito tempo.