sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Aumenta o furto de água em Campos " Águas do Paraíba" intensifica fiscalização

Por Aldefran Lacerda

As ligações clandestinas de água – conhecidas como “gato” – aumentaram em 2012 em Campos dos Goytacazes. O índice chega a quase 30% dos imóveis vistoriados, por equipes da concessionária Águas do Paraíba.E a fiscalização está sendo intensificada em todo o Município.

Elas percorrem diariamente todo o Município, com objetivo de garantir a regularidade do abastecimento, evitar contaminações nas redes e reduzir o furto de água, que acaba comprometendo todo o sistema e é uma afronta aos clientes que mantem suas contas em dia.

A Operação Caça Fraude de Águas do Paraíba está sendo intensificada durante o Verão, inclusive no principal balneário de Campos dos Goytacazes, a praia do Farol de São Thomé, porque é o período de maior consumo e há uma tendência de aumentar o furto neste período.

O gerente Comercial de Águas do Paraíba, Thiago Contage explica que quem furta água, além de não pagar pelo serviço, desperdiça abundantemente, compromete o abastecimento e prejudica todos os moradores na área em que ocorrem as ligações clandestinas.

E pior, acrescentou, pode comprometer a qualidade da água, uma vez que ligações clandestinas oferecem risco de contaminação das redes, permitindo a entrada de agentes nocivos à saúde humana.

Ele informou que em 2011 as equipes de Águas do Paraíba vistoriaram 12.325 imóveis. O índice de irregularidade chegou a 23%, ou seja, 2.465 furtos de água. Em 2012 dos 12.751 imóveis vistoriados, cerca de 28%, 2.550 foram flagrados com ligações clandestinas.

Os proprietários dos imóveis com irregularidade são autuados (lavrado auto de infração), com multa correspondente a 1000 TRA’s (atualmente R$ 2.348,10), além da cobrança do consumo retroativo referente a 12 meses. E ainda sujeita o infrator à prisão.
Constatada a ligação clandestina ela é imediatamente eliminada e o cliente autuado. Caso seja de interesse do proprietário do imóvel, a ligação pode ser regularizada. Ele deverá comparecer a Central de Atendimento para negociar a multa (auto de infração) e pedir uma Ligação Nova de Água.
As ligações clandestinas são feitas diretamente na rede da concessionária, onde somente ela tem autorização para intervir.”Nosso interesse não é punir. Mas, zelar pelo abastecimento, garantindo a regularidade no fornecimento, evitando a contaminação das redes e agindo em defesa e respeito aos clientes corretos”, ressaltou Thiago Contage.

Um comentário:

Davi Caju disse...

Será que é por isso que minha água é tão cara. Estou pagando o que os outros estão roubando. Quem de fato está roubando alguém?