domingo, 13 de maio de 2012

"Memórias de uma guerra suja": família de Heli entra na justiça contra editora e ex-delegado



A família do ex-vice governador e deputado federal Heli Ribeiro Gomes entrou com duas ações na Justiça, em Campos, contra a Editora Topsbook e contra o ex-delegado chefe do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) Antônio Cláudio Guerra. 

O motivo da ação é o fato de Guerra ter citado no livro “Memória de uma Guerra suja” que o ex-político e empresário Heli, dono da Usina Cambaíba, na Baixada Campista, teria colaborado com o regime militar na década de 70 em troca de armas contrabandeadas por agentes da CIA, a central de inteligência norte-americana. 

O usineiro, segundo a publicação, teria cedido as caldeiras da usina para incinerar corpos de presos políticos que desapareceram no início daquela década.


“Nós todos da família, assim como os amigos e ex-funcionários do meu pai, estamos muito abatidos com toda essa história absurda que atinge a memória de um homem do bem, que foi querido pela sociedade campista porque tinha boa índole. 

Jamais o chefe de família, bom pai, bom empresário e político exemplar Heli Ribeiro Gomes compartilharia com atrocidades como essa engendrada por este ex-delegado. Ele amava ao próximo e pessoas de espírito comunitário. Por causa disso, entrou na política para ter mais condições de trabalhar pelos menos favorecidos. Não aceitamos que manchem a memória daquele que é exemplo de três gerações”, defende Cecília Ribeiro Gomes, filha do usineiro, que faleceu em 1994.

As informações são do Jornal  O Diário e replicada do blog do engenheiro Carlos Café.

Um comentário:

Anônimo disse...

o Sr Heli faleceu em 04/03/1992