sexta-feira, 23 de março de 2012

Os filhos adultos que ainda precisam da vigilância dos pais.



 


Quando nascemos somos como jóias raras para os nossos pais. Eles esperam que sejamos no mínimo a sua imagem e semelhança, angariando as qualidades e deixando de lado, claro, os defeitos. 

Durante a infância e a juventude isso é mais fácil de ser mensurado, pois nossos filhos estão, na maioria das vezes, ao nosso lado, sob a nossa guarda. Todavia, quando os mesmos atingem a maioridade a nossa tarefa de vigiar e tentar proteger se torna mais espinhosa. 

Muitos adultos mesmo ocupando cargos de relevância por exemplo, no contexto social onde vivem, não conseguem afastar de si as máculas cotidianas de uma vida conturbada e cheia de percalços. 

São adultos complicados, inseguros e que não resistem a uma brisa desafiadora, afinal construíram a sua casa na palha e não na rocha. Tudo neles é superficial, inconstante e passível de destemperos diários. 

Esses adultos, diante desse modo oscilante de agir faz com que seus pais continuem em estado de vigilância constante, afinal a tarefa de proteger não se findou, pois o toque do telefone pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. 

Para esses agentes desequilibrados tudo pode ser motivo para desencadear explosões deploráveis de raiva, insanidade e, na maioria das vezes de baixa estima. Muitos tentam equilibrar a mente instável lendo, viajando, constituindo família, recitando poemas, ouvindo boas músicas, praticando esportes e tentando conquistar novas amizades. 

Tais alternativas os fazem mais calmos, todavia a serenidade vira um ‘caldeirão’ de más ações quando esses adultos precisam ultrapassar a barreira entre a realidade e a ficção. Quando o desafio surge para eles, suas fragilidades são expostas como uma fratura e a única forma de equilibrar o jogo é agredindo, ferindo e desqualificando oponentes que eles escolhem aleatoriamente. 

Uma pena, pois existem pais que ainda irão precisar de muita força para proteger esses adultos que ainda não saíram da infância perdida. 

Cláudio Andrade.

5 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

Belíssimo e muito realista esse contexto.

Entretanto, infelizmente encontramos, algums pessoas desse tipo, no comando político das vidas de milhares de pessoas, que o escolheram para representá-los esperando o melhor daquela pessoa. Porém a qualquer momento, as pessoas, podem surpreender-se e se decepcionar com as loucuras, insegurança e o desequilibrio, explicitada, por tal pessoa, que foi escolhida por milhares, como solução para quase todo os problemas. Uma pena !!

Anônimo disse...

Mas obter quase 700 mil votos para deputado federal, são pra poucos adultos, vc não acha?

Anônimo disse...

Quanto aos 700.000 votos isto dependerá de quanta grana este "adulto" terá para gastar, mas, o problema seria saber de onde vem esta grana.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 09:16

Deputado Tirica é um desses adultos, que conseguiu mais de 700 MIL VOTOS. Entretanto, é humilde, não é arrogante, não tem maldade no coração e tem ainda uma grande diferença, mostra para que veio e não engana os ignorantes, os pobres e os miseráveis. Não pratica política que privilegia a continuação da pobreza, como vemos, aqui em Campos.

Anônimo disse...

Vcs tem todo direito de discordar do modo de fazer política do Deputado Federal, mas só vejo uma maneira de provar isso: indo pras ruas e sendo capaz através do voto que podem ser melhor do que ele.Dizer que ganha eleição, porque tem dinheiro, é um pensamento muito simplista.