domingo, 18 de março de 2012

O que são moscas volantes?



Ao ouvir a denominação moscas volantes, poucas pessoas vão entender do que se está falando. Mas, acredite, não se trata de um inseto voador, mas sim de um problema de visão. A maioria das pessoas não percebe quando está "enxergando" moscas volantes. Elas são manchas que se movem no campo de visão, lembrando bactérias, por exemplo. Então, ao vê-las, as pessoas têm a tendência de ignorá-las, esfregar o olho ou lavá-lo e seguir como se fosse apenas um "sujeirinha", digamos.

Mas é algo um pouco pior. Moscas volantes, por definição, é um defeito ocular manifestado na visão em forma de manchas, pontos, teias, linhas e outras, com manchas sendo a principal maneira. "Quase 100% das pessoas podem vê-las", diz o oftalmologista Ricardo Sampaio. "Uma das causas é a idade. Portanto, é mais comum em pessoas de 40 anos ou mais, mas também em pessoas míopes. Outro tipo de pessoa que percebe a presença de moscas volantes é quem já teve uveíte, uma inflamação na coróide ou na retina. Em menor quantidade, pode ser indicação de lúpus ou artrite", completa.

São mais perceptíveis quando se olha para fundos lisos, como o céu, por exemplo. Mas não estão do lado de fora do olho: na verdade, elas se localizam no vítreo, a "gelatina do olho", como fala Sampaio, fluído transparente que preenche a cavidade interna do olho. Então, elas são vistas como sombras pela retina. A matéria pode ser lida na íntegra AQUI no Portal Terra. 

6 comentários:

Marcos Valério Cabeludo disse...

Coisa séria dr, sei o que falo, vinha sendo vitima das tais moscas sem saber, mas meu amigo Dr Francisco Sérgio resolveu.

Anônimo disse...

Tem risco ainda dessas moscas no céu azul infiltrar minhocas em cabeças ocas ou bolsos com teias de aranhas.
Tem coisas que nem menino irrigando rosas sai coisa boa.

Anônimo disse...

Conheço seres que caçam cachorrinhos que criam moscas azuis que säo sanguessugas. Jonny

Anônimo disse...

Vivemos em uma cidade, onde o seu povo é tratado como uma BOIADA e é chamado de CACHORRO, será muito IMPORTANTE que no final deste DOMINGÃO, possamos ver o FANTASTICO e ficarmos sabendo se a CACHORRADA que é feita aqui, nos levará novamente a MÍDIA NACIONAL!

Anônimo disse...

mosca anda em meios das imundices é um inseto pernicioso.

Anônimo disse...

Dr Cláudio quero pedir ao senhor que faça um estudo porque as moscas andão em dupla e fica uma outra de stand bay. inseto nogento