quinta-feira, 20 de maio de 2010

GAROTINHO USA NÚMEROS DE 1982 PARA JUSTIFICAR RESULTADO DO VOX POPULLI



"A coisa mais fácil do mundo é manipular uma pesquisa"

O ex-governador e pré-candidato do PR ao governo do Estado do Rio de Janeiro disse em seu blog que a coisa mais fácil do mundo é manipular uma pesquisa eleitoral.

Garotinho desqualifica a pesquisa e diz: " O objetivo, principalmente ao colocar Gabeira na minha frente, é tentar enfraquecer minha candidatura, para que alguns aliados pensem que se Gabeira já me passou, então as minhas chances são reduzidas."

O candidato ainda traz a baila um artigo escrito pelo ex-vereador Pedro Porfírio que, nos idos de 1992, explicou a vitória de Brizola mesmo quando os institutos de pesquisa demonstravam o contrário.

Acho que o 'choro' de Garotinho é normal.  A sua colocação na pesquisa reflete alguma situação pontual que deve ser observada sob pena de a mesma generalizar. Não foram apresentados os dados específicos da pesquisa, logo não podemos avaliar em que regiões a mesma foi realizada e que público -por camada social- opinou.

Todavia, a linha adotada por Garotinho em colocar em descrédito o resultado da pesquisa, simplesmente por encontra-se mal colocado, não merece acolhida. Muitas outras pesquisas virão, logo o caminho de todos deve ser o aperfeiçoamento dos trabalhos para que as deficiências de agora sejam superadas e identificadas  em futuras pesquisas.

O fato grave nisso tudo foi a afirmação de Garotinho, ao dizer que é fácil  manipular pesquisas eleitorais. Como ex-chefe de estado, a sua afirmação compromete qualquer pesquisa futura onde ele possa aparecer bem colocado.

A não ser que as facilidades na manipulação das pesquisas, alardeadas pelo nobre político, refiram-se somente àquelas em que Cabral está bem colocado.

Cláudio Andrade    

Um comentário:

Edimar Azevedo disse...

PESQUISA DATAFOLHA PARA O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO
CABRAL 31
GAROTINHO 24
GABEIRA 16


FONTE: DATAFOLHA
REGISTRO 010-12657
FIESP- GAZETA DO POVO
-ZERO HORA -REDE BANDEIRANTES
Caro Cláudio Andrade, se confrontarmos essa pesquisa com a publicada pela Vox Populi haveremos de constatar grande diferença nos índicadores.
Como vc faria essa avaliação?