domingo, 14 de março de 2010

OS FILHOS DE TIMÓTEO


O caso recente em que a Justiça da cidade de Timóteo no Estado de Minas Gerais condenou os pais que retiraram seus filhos da escola para ensinar-lhes em casa, abre uma importante discussão acerca do papel da educação pública brasileira no que concerne à formação de nossos rebentos.
No caso em questão, os pais adotaram um método americano conhecido como ‘homeschooling’ e foram condenados com base no artigo 55 dos ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Através do método estrangeiro, os ensinamentos são realizados em casa, sem a participação de profissionais educacionais, situação essa que gera uma infinidade de questionamentos.
Sou professor universitário há oito anos e tenho uma opinião bem definida acerca dos jovens universitários. Grande parcela deles não lê, não pesquisam, possuem um banco de dados informativo ínfimo, bem como inúmeras deficiências oriundas dos bancos escolares.
A Universidade Candido Mendes, por exemplo, implantou um sistema de notas, onde os alunos são orientados a lerem um livro e são avaliados por isso. Quando o projeto entrou em vigor, a gritaria foi geral, afinal a falta de hábito gerou protestos.
Ao meu sentir, o ensinamento em casa priva os filhos do contato necessário com a sociedade. A escola se faz necessária, inclusive, para construir a aceitação ao não, um dos grandes obstáculos para a sociedade. No espaço educacional as crianças e os adolescentes aprendem a enxergar um mundo além lar.
Por outro lado, as escolas públicas brasileiras são pavorosas. A infra-estrutura é muito precária, chegando ao cúmulo de possuirmos algumas delas sem cadeiras para sentar e bibliotecas para consultas.
No quesito grade curricular, a situação também é difícil, pois o curto espaço de tempo para ensinar, faz com que o corpo discente fique sem o conhecimento do básico, sem contar que o alunado não possui o hábito de estudar além dos ensinamentos escolares. Tudo é decorado e sem construção de entendimento e lógica.
O Brasil vive um momento negativo bem peculiar, pois tudo que é público parece ruim, desestruturado e fadado ao insucesso. Não sou derrotista assim, mas há necessidades gritantes que estão sendo abafadas pelos órgãos competentes.
Punir pais por optarem pela educação caseira, ao meu sentir, é incoerente. Quero deixar claro que não estou pregando qualquer tipo de desescolarização, entretanto, não sou a favor de punir ascendentes que, por direito, devem escolher a melhor educação para os seus descendentes.
Partindo do princípio de que a cidade Timóteo não possua uma escola de qualidade aos ‘olhos’ da família Andrade Nunes, teriam os mesmos que mudarem de localidade até acharem uma instituição de referência?
A obrigação da matrícula é dos pais, mas o direito de receber uma boa formação é dos filhos, mas infelizmente, vejo que há um grande desequilíbrio. Quem impõe não faz por onde, logo o descrédito educacional cresce.
Também não podemos esquecer a parcela de culpa paterna. Muitos provedores deixam à criação de seus filhos nas ‘mãos’ de terceiros físicos ou tecnológicos. As babás e os DVDs, o eterno sim em detrimento ao conturbado não faz com que o alicerce para o ingresso na escola seja desconstituído fazendo com que as instituições de ensino tenham que além de ensinar, suprir eventuais deformações oriundas do lar.

Vamos opinar?


Cláudio Andrade     

9 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gostei muito das suas colocações, dr Cláudio. Tão bom seria se a Escola Pùblica suprisse todas as lacunas que os pais de Escola em Casa pretendem preencher.

Mas quando vemos o Estado tirando justamente a possibilidade dos estudantes lerem de tudo, abrindo rombos para que os mesmos leiam Paulo Coelho, Harry Potter, Código da Vince, mas fechando e proibindo os mesmos de lerem leituras cristãs alegando que o Estado não pode dar nada relacionado a moral porque moral é religião, sabemos onde vai dar tudo: No buraco do nada.
Mas ninguém pergunta se o povo não quer voltar a ver moral rolando nos contextos.
Eu aprovo e muito o material Escola em Casa porque é leitura para liberdade de escolha, é leitura libertadora, onde tudo fica bem claro, pois o senso crítico não é ir contra o que se apresenta diante de nós, mas inferências com argumentos após comparações.
É aprender a governar e não ser manipulado pelo "ocultismo vai da valsa".
O Brasil está acordando e eu nem sabia que tínhamos um município chamado Timóteo. Tinha que ser de lá. Por isso amo Jesus, traz tudo à luz. Tudo.

Chegou a hora da sociedade estar diante das trevas e das luz e ter a oportunidade de escolher uma ou outra. Está na hora. Quem anda nas trevas não sabe para onde vai e não pode direcionar ninguém.Quem anda na luz ajuda até os que estão indo para o abismo por causa das trevas.
Mas quem mands nesta escolha?
GOVERNO.
Pode?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Se os pais não tomarem as rédeas da Educação dos filhos não vai sobrar um para ajudar os sem teto, sem chão e sem tudo de hoje e amanhã.

Os negros, pobres e sem tudo, precisam saber que eles nasceram para governar e não para serem governados. Isso sim. E os daniéis timóteos mostrarão que isso é possível. A não ser que o governo PROIBA QUE OS DANIÉIS TIMÓTEOS SE APRESENTEM.
Aí Jesus manda anjos e muita coisa muda de rumo. Jesus tem pressa. Chega de opressão. Chega de mentira.Chega de engano e disfarce.

olha a palavrinha... esta não... Jesus é Lindo:

gestoto

"Gesto para". Há um propósito... kkkkkkkk legal...

Anônimo disse...

Concordo contigo sobre a questão da necessidade de as crianças se relacionarem com outras, e quero aproveitar para dizer que esse mito da escola pública pavorosa aqui em farol não é bem assim, creio que seja por conta da Direção da Escola São tomé, por questões pessoais e profissionais tive que retornar para o interior, estou muito satisfeito com a escola pública municipal dita e tenho muita esperança de que nu breve tempo todas estejam funcionando da mesma forma, que seja professores responsáveis, instalações dignas e tudo o mais que podemos precisar....
Marcos Valério - www.super-energia.blogspot.com

Cláudio Andrade disse...

Cara Rosângela

Discordo de você com relação aos livros. Paulo Coelho é lido no mundo inteiro, logo deve ser respeitado, afinal não devemos ler somente o que nos interessa.
O Código de da Vinci é uma obra interessante pois toca em assuntos delicados que a Igreja detesta. E Harry Porter é infantil e nesse caso..... Infantil e pronto

Cláudio

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Tudo bem, dr Claudio, e eu respeito sua posição. Em momento nenhum falei que não é para ler, haja vista como compararmos leitura se lermos apenas um certo tipo de livro.
O que falo é que deveríamos ler comparando. Não acho que deve tirar esses livros, pois nem teria graça, mas que deveria ter os outros os livros para uma leitura comparada.

Não estou falando de jeito nenhum que não deveríamos ler estes livros, mas compará-los.

E respeito também se o senhor diz que não gostaria de leitura comparativa.

E quanto a todo o mundo ler os de Paulo Coelho, isto é fato porque há uma lacuna espiritual no ser humano que precisa ser preenchida.E Paulo Coelho preenche esta lacuna.
Ora se é probido leitura Bíblica nas escolas porque nemm posso mencionar o que pesno sobre Paulo Coelho? Ele é Deus?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que bom que Marcos Valério está satisfeito. É isso mesmo. Mas, e se ele não estivesse satisfeito e quisesse orientar seus filhos em casa comprovando que tudo funciona? O que impediria que ele ajudasse seus filhos deixando inclusive espaço para outros que superlotam as salas de aula. Afinal, depois da libertinagem sexual as crianças estão aí aos montes. Adolescentes dando à luz.
Quanto a isso de socializar, lugar de escola é lugar de estudar. E na verdade, cada um tem seu grupo mesmo. E vamos fazer um levantamento para ver como são as crianças ensinadas em casa. Se são tão anti sociais assim.

Pr. Ciro Freitas disse...

A leitura comparada é essencial para a formação do senso crítico da criança. Não sou nenhum expert, mas sei que a falta de uma 'leitura comparada' só fortalece a manipulação. E manipulação não tá com nada! Manipulação não é legal. Quando não geramos, seja no ambiente familiar ou na escola, e incentivamos nossas crianças a ir além do que elas escutam ou 'ouvem falar', e buscando a verdade indo confrontar 'verdades' com VERDADE, estimulamos nelas o senso crítico, e extirpamos o conhecido "controle/manipulação".

Leitura que liberta!
Precisamos disso. De liberdade que vem da Verdade!

Anônimo disse...

Dr. Claudio há determinado tipo de comentarista que confunde cultura, com religião, com fanatismo, com tudo o que vem à mente. Infelizmente, em sua página há um comentarista dessa natureza e, não vai deixá-lo sossegar por um bom tempo.É uma visitante insistente e, não é fácil contornar a situação.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Professor Claudio, eu enviei um comentário sobre este anônimo aí. o senhor recebeu? Se não tenho a cópia aqui:

"Dr. Claudio há determinado tipo de comentarista que confunde cultura, com religião, com fanatismo, com tudo o que vem à mente. Infelizmente, em sua página há um comentarista dessa natureza e, não vai deixá-lo sossegar por um bom tempo.É uma visitante insistente e, não é fácil contornar a situação."


Professor Claudio, há um determinado tipo de "anônimo", que confunde VERDADE COM ENGANOS, mistura tudo num saco só e não está nem aí se as pessoas estão sendo feridas, estão sofrendo, estão sendo injustiçadas, estão sendo enganadas, estão sendo abusadas, estão sendo manipuladas, estão sendo ludibriadas, estão sendo levadas para o buraco do nada.

Tudo o que vem à mente deste tipo de anônimo é tirar da reta aqueles daniéis timóteos que nada tem de fanáticos. E eles, tanto sabem disso, que vem anonimamente sugerir descartar o confronto.

Quanto a tal comentarista "não dar sossego", é fácil contornar a situação sim. É só não postar o comentário. Ou até pedir para que a mesma não venha mais ao blog, pois estamos vivendo justamente este momento. Só entrar onde somos recebidos. Ora, se os blogs na maioria são moderados, como não conseguir contornar a situação? Por acaso a comentarista arromba portas, como fazem muitos lobos nas vidas de muitos?

Esta tal comentarista já deixou de comentar em muitos blogues. Muitos.

É isso, professor Claudio

Obrigada por postar,
serva de Jesus Cristo