segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DST/Aids: Quissamã intensifica ações preventivas


Por conta da passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, datado de 1º de dezembro, a secretaria de Saúde de Quissamã intensificou as ações de prevenção em todas as unidades de atendimento do município. O hospital municipal, o Centro de especialidades e os PSF's também ganharam decoração especial.

Nesta segunda (02) e na terça (03), estão sendo realizados por meio do Programa Municipal de DST/Aids, no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas, os TRD's – Testes Rápidos de Diagnóstico do HIV disponíveis para os usuários que desejam saber se tem ou não a doença. O teste é sigiloso e só é efetuado quando solicitado espontaneamente pelo usuário.

Embora os exames sejam feitos no Centro de Especialidades, os usuários podem ser encaminhados por qualquer unidade de saúde. Os PSF's – Postos de Saúde da Família também estão trabalhando com distribuição de informativos e preservativos.

A coordenação do Programa de DST/Aids também programou dois dias de palestras sobre o assunto para os profissionais da Saúde. Na quarta, dia 04, os funcionários do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus participarão do primeiro encontro, que será ministrado pelo médico infectologista, Dr. Marcus Vinícius e pela enfermeira Niara Ribeiro, do setor de Controle de Infecção Hospitalar da secretaria de Saúde.
Já no dia 05, quinta-feira a palestra sobre DST/Aids será destinada aos profissionais que atuam no Centro de Especialidades. Desta vez será proferida pela coordenadora do programa, enfermeira Rosemeri Braga e pela assistente social Isabel Aparecida.

Para a diretora da Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde do município, enfermeira Gláucia Favilla, é fundamental que as pessoas busquem informações e previnam-se.

“É importante que as pessoas procurem o Centro de Especialidades com a finalidade de sanar qualquer dúvida sobre a possibilidade de ter ou não a doença, mas é necessário que isso seja feito de maneira espontânea. Vale frisar que o teste é sigiloso, e também, que hoje em dia há muitas maneiras de conviver com a aids com o uso de medicações e preservativos”, ressaltou Gláucia.

O que é DST?

As doenças sexualmente transmissíveis, ou DST's, são passadas de pessoa para a pessoa através de vírus, bactérias ou micróbios em qualquer relação sexual – tanto entre pessoas de sexos opostos quanto entre pessoas do mesmo sexo.

Além de poder tirar dúvidas nas unidades de saúde do município, a secretaria de Saúde mantém uma linha direta com a população. Trata-se da Ouvidoria cujo número é 0800-024-3399. A ligação é gratuita.

Assecom da Prefeitura de Quissama

Nenhum comentário: