sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cuidadores de idosos recebem certificados em SJB



É preciso entender o idoso pelo olhar, ter sensibilidade, paciência, carinho, atenção e amor.

A partir de agora, 75 pessoas, dentre elas servidores das secretarias de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, estão capacitados a atender à demanda de 4.026 idosos (população estimada de idosos, de São João da Barra). O curso de Cuidador Informal da
Pessoa Idosa, capacitou, além dos servidores, pessoas da comunidade que atuarão com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à pessoa idosa.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Shirley Lao, a meta é abrir novas vagas para implantação do segundo curso, já em 2014, capacitando mais pessoas: “a nossa intenção é continuar qualificando visando preparar o máximo de pessoas para que nunca falte profissionais nesta área, no Município, tendo em vista que todos nós vamos envelhecer um dia”, comentou.

Na entrega do certificado de conclusão do curso, na última quinta-feira, no Centro da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, a secretária de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha reforçou o compromisso, responsabilidade e comprometimento que os cuidadores precisam
ter ao assumir a função: “é preciso entender o idoso pelo olhar, ter sensibilidade, paciência, carinho e amor”, ressaltou Swany.

Para a formanda Maria das Graças Gomes da Silva, que reside em Chapéu de Sol, o curso será útil no auxilio da função que exerce, de agente comunitária de Saúde. Ela diz que nas visitas domiciliares encontra idosos e "graças aos conhecimentos adquiridos orientaremos sobre a forma correta e os cuidados especiais que a família precisa ter com o idoso”, afirmou.

De acordo com a secretária de Saúde, Denise Esteves, a população sanjoanense passa a ter mais tranquilidade com a formação dos cuidadores de idosos, o mesmo tempo em que o mercado de trabalho, que engloba, casas de repouso, clubes de terceira idade, acompanhamento domiciliar e home care
(cuidados intensivos 24 horas, passa dispor de profissionais habilitados.

A solenidade de entrega dos certificados teve também a apresentação de uma peça teatral mostrando a realidade que ainda existe de maus tratos aos idosos, bem como a maneira correta de tratá-los.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: