terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Próxima audiência referente ao Porto do Açu será no dia 10/02/2014


A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para acompanhar a real situação dos investimentos do Complexo Logístico do Porto do Açu, presidida pelo deputado Roberto Henriques, realizou nesta segunda-feira, 02/12, na Câmara Municipal de São João da Barra, audiência pública para avaliar e discutir com trabalhadores e envolvidos o empreendimento e os impactos causados no município e região. Na oportunidade, vereadores de São João da Barra e dos municípios vizinhos, e representantes de instituições e da sociedade civil organizada, puderam esclarecer dúvidas e dialogar através do tema escolhido para esta primeira audiência, que na ocasião foi o impacto ambiental causado pelo empreendimento. Ainda durante a audiência, ficou acordada a data da próxima audiência pública que será dia 10 de fevereiro de 2014 e será realizada também na Câmara Municipal de São João da Barra.

O diretor de projetos da LLX, Luis Baroni, e o coordenador de superintendência do INEA, Sidnei Machado, esclareceram diversos questionamentos e se comprometeram em avaliar questões apresentadas durante a audiência.Ainda na audiência pública a representante da ASPRIN (Associação de Produtores Rurais e Industriais do Açu), Noêmia Magalhães, abandonou a reunião após uma discordância com o deputado Roberto Henriques. A representante dos produtores rurais insistiu por várias vezes em abordar temas pertinentes à próxima audiência, que já tem data marcada para o próximo dia 10 de fevereiro, e quando alertada pelo deputado não concordou e deixou a mesa que compunha. O deputado também tratou com vigor um cidadão de nome Hércules, que na ocasião quis tumultuar a audiência com assuntos que nada tinham a ver com o empreendimento do Porto do Açu.

“As nossas audiências publicas obedecerão sempre a construção de um ambiente de trabalho. A audiência publica não é um evento e nem palanque para quem quer que seja.” - afirmou o deputado Roberto Henriques.

Estiveram presentes representantes de várias instituições como: Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Iff, Faetec, Uenf, Cresci, CDL – Campos, ACIC – Campos, representantes das prefeituras de São Francisco de Itabapoana, Campos e São João da Barra.

A próxima audiência pública está marcada para 10 de dezembro de 2014 também na Câmara de Vereadores de São João da Barra e desta vez o tema escolhido continuará sendo o condomínio industrial por ser a área mais extensa, porém o foco será as desapropriações. Serão convidados o secretário de desenvolvimento econômico do estado, Júlio Bueno, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, Maria da Conceição Ribeiro.


Fotos: Ascom SJB/Isaac Souza

Nenhum comentário: