As secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Educação e Cultura e de Saúde decidiram editar uma cartilha com informações aos usuários dos serviços públicos, a fim de orientar a respeito do acesso e esclarecer dúvidas. O anúncio foi feito durante o Segundo Encontro Reconstruindo com a Rede. Outra decisão do grupo foi criar uma comissão, responsável pela elaboração do documento, com três representantes de cada secretaria.
Além de elaborar a cartilha, a comissão tem a missão de estabelecer um canal de comunicação único entre as secretarias a fim de acelerar e desburocratizar as decisões em benefício dos usuários. Criado para funcionar como um fórum permanente de aprimoramento da qualidade do serviço público, os encontros visam integrar e aperfeiçoar as ações das três secretarias.
Desde a primeira reunião, novembro, os representantes das secretarias têm colocando em pauta as necessidades mais urgentes dos cidadãos e a melhor forma de atuar perante as diversas questões de cada secretaria. Para a secretária de Assistência Social, Swany Gomes Pessanha, “a boa comunicação entre os diversos setores do governo é de suma importância para que as atividades estejam integradas”.
A cartilha também servirá como um manual de procedimentos para os servidores de cada uma das secretarias, contendo todas as informações necessárias a respeito dos programas desenvolvidos por cada pasta, de forma a facilitar os trabalhos. A atualização será periódica e de responsabilidade da comissão.
Durante o evento, ainda foram abordados assuntos relativos ao funcionamento interno de cada setor, e ao final todos participaram de duas dinâmicas.
Assecom da Prefeitura de SJB
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