quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeito Neco reivindica ensino médio e superior para SJB




Em duas reuniões no Rio de Janeiro, esta semana, o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, deu mais um passo importante visando à capacitação da população e a facilitação do acesso à formação continuada. O prefeito esteve com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Educação, Sérgio Mendes, tratando da ampliação da oferta de vagas em São João da Barra e criação de instituições em nível técnico e superior.


Com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Educação, o prefeito defendeu a construção de uma escola estadual no Açu, considerando o aumento da população local e a necessidade de regularização do núcleo da Escola Estadual João Coelho da Silva, de Cazumbá. Autorizada pela Secretaria de Estado de Educação, a unidade criou um “braço” no Açu, levando o ensino médio àquela população, porém o crescimento da demanda nos últimos anos demonstra a necessidade de construção de uma nova escola.


Segundo Sérgio Mendes, a construção da escola é possível. Ele pediu que a Prefeitura indicasse um local e consultou a respeito da possibilidade de o município ceder a área. Já o prefeito Neco afirmou que a municipalidade verá uma área, destacando a importância de haver o ensino médio regular na localidade. O prefeito ressaltou também a importância do EJA – Ensino de Jovens e Adultos, para os alunos que concluíram o ensino fundamental pelo EJA, destacando a atenção dada pelo governo da prefeita Carla Machado nessa área.


- Quando a prefeita Carla Machado assumiu o governo, em 2005, havia apenas 59 alunos e dois professores, mas o EJA deu um salto durante a sua gestão, chegando, ao final de 2012, com quase 1,5 mil alunos. Agora é importante que tenhamos o EJA do ensino médio para que estes alunos possam prosseguir com sua formação, afirmou o prefeito.


Sérgio Mendes reconheceu a necessidade da construção da nova unidade escolar e reafirmou o interesse e o compromisso do estado com a questão.
Na reunião que teve com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o prefeito destacou a importância do ensino técnico e reivindicou a construção de um CVT – Centro Vocacional Tecnológico, uma inovação do governo estadual no que diz respeito ao ensino profissionalizante. Os CVTs são construídos pelo governo estadual por meio da Faetec – Fundação de Apoio às Escolas Técnicas, tornando-se uma referência na formação em nível técnico.

Outra reivindicação do prefeito foi com relação à implantação de um polo do Cederj, visando à formação em nível superior. O prefeito lembrou que municípios com menor potencial de crescimento e desenvolvimento possuem núcleos do Cederj, enquanto São João da Barra, com uma perspectiva de crescimento enorme, ainda não oferece curso superior aos alunos que concluíram ou que estão por concluir o ensino médio.

O polo do Cederj seria excelente nesse momento porque nossos alunos teriam acesso ao ensino superior de qualidade, gratuitamente, já que o consórcio é formado por instituições públicas. Junto teríamos o vestibular social, facilitando o acesso a uma boa formação, destacou Neco.
A proposta dos polos do Cederj, criados pela fundação Cecierj, é ampliar a oferta de ensino superior à população do estado do Rio. A parceria envolve todas as universidades públicas – estaduais e federais, no Estado do Riode Janeiro, oferecendo diversos cursos, tanto na área de humanas, como na área de exatas, com um sistema de ensino semipresencial.

- Esse é um passo importante para estabelecermos definitivamente o ensino superior em São João da Barra. Nossos alunos têm direito ao ensino público e de qualidade em todos os níveis, declarou o prefeito.

Gustavo Tutuca afirmou que a implantação do polo do Cederj é um passo importante no incentivo aos alunos e sinalizou positivamente em relação à instalação da unidade do CVT. “Dependemos de orçamento, principalmente para a construção do CVT, mas creio que tanto o governador Sérgio Cabral, quanto o vice-governador Pezão têm total interesse na questão porque entendem o momento importante que São João da Barra vive. Posso antecipar que a implantação do Cederj é praticamente uma certeza, iniciando pelos cursos que não necessitam de laboratório”, disse.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: