quarta-feira, 27 de março de 2013

Câmara de Vereadores noticia resgate de valores culturais e históricos






Um trabalho de resgate dos valores, da cultura e da história de Campos a ser desenvolvida junto aos alunos da rede pública municipal será implementada através de um termo de cooperação entre a Câmara Municipal e a prefeitura.

“Vamos assinar um termo com a prefeitura para este trabalho de resgate da cultura e da história de Campos. Este ano completam-se 360 anos de existência do Legislativo campista, e vamos marcar o acontecimento com um programa de visitação dos estudantes a prédios históricos importantes de nossa cidade. Vamos também incutir nesses alunos noções de civismo e de cidadania, na medida em que eles irão também visitar os vereadores e conhecer como funciona o trabalho do parlamentar e a estrutura do Legislativo. Dentro desta proposta, vamos também criar o Parlamento Mirim, com a eleição do vereador-mirim em cada unidade escolar”, informou o presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB).

Entre os prédios incluídos no rol das visitações, todo o sítio arquitetônico da Praça do Liceu, onde ficam o Palácio Nilo Peçanha, que hoje sedia a Câmara; o Palácio Vila Maria, que abrigou a prefeitura; o Solar do Barão da Lagoa Dourada, onde hoje é o prédio do Liceu de Humanidades de Campos; e o Solar Visconde de Araruama, que também foi sede da Câmara há mais de 300 anos, na Praça São Salvador, e onde também funcionou o forum e a prefeitura durante mais de três séculos.

O termo de cooperação entre Câmara e prefeitura prevê a cessão de oito funcionários do Executivo para o projeto. De acordo com Edson Batista, o projeto prevê a necessidade de aquisição de profissionais especificamente treinados como professores e animadores culturais, entre outras funções. O programa envolve também, lembra Edson Batista, logística de transporte, alimentação e acompanhamento dos alunos.

"O objetivo é fazer com que os alunos da rede pública conheça a grandeza da nossa cidade, que foi palco de lutas históricas importantes e é rica e repleta de vultos históricos igualmente relevantes. Campos deu uma grande contribuição ao País em diferentes períodos da vida nacional, como na luta pela abolição da escravatura e pela causa republicana. E temos um dos mais importantes sitios históricos do País, inclusive reconhecido por revistas especializadas em turismo. É um projeto que pode inclusive fazer deslanchar uma política para o turismo histórico no municipio”, concluiu Edson Batista.

As informações são da Assecom da Câmara dos Vereadores de Campos

Um comentário:

Anônimo disse...

Cláudio,
esse projeto vem sendo realizado há mais de 2 anos pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo.
Vamos procurar se informar para não desenvolver trabalhos paralelos.