segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tradição e evolução com Chinês e Congos no carnaval de SJB





O Carnaval 2013 “Tradição e Evolução” de São João da Barra recebeu na madrugada desta segunda-feira, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Chinês e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Congos que mesmo com o atraso não ofuscaram o brilho e o luxo das fantasias e carros alegóricos no primeiro dia de desfile na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho que no período de carnaval se transforma na Avenida do Samba.


​Com o tema: “Em minhas veias corre o ritmo que embala este canto” o Chinês trouxe muita criatividade e ousadia com os carros alegóricos: A origem do Samba, Música Popular Brasileira, Toadas e Ritmos nordestinos. Na comissão de frente um tripé representando a África e o Rio de Janeiro abria o desfile que contou com a participação do mestre sala e porta bandeira Gil e Aline Miranda.


​Os 80 ritmistas acompanhados dos intérpretes davam o tom que faziam sambar a madrinha da bateria Carlatriz Lopes, rainha da escola Daiana Régis, rainha do samba Brenda Machado, os destaques dos carros: Tarciso Malhardes, Maiara Matos, Douglas Novas, Emanuelle Gaia, Talita Moreira e Marilyn Pinto e os passistas que traziam as fantasias de luxo: Luciano Vicente, Adriana Sá e Valéria Abreu.


​O presidente do Chinês Henys Pinto destacou a garra dos 600 componentes da escola que entraram com muita garra e determinação empolgando a multidão que dançava e cantava ao som da agremiação carnavalesca. “Há 80 anos temos o prazer de fazer parte desta festa bonita que é o carnaval de São João da Barra”, disse emocionado o presidente.
Os Congos, que entrou por último na avenida apresentou o enredo “Lendas e Mistérios: a saga de uma raça” mostrando um desfile que se renova a cada ano trazendo novidades, peças diferenciadas e efeitos especiais. Com mais de 550 componentes, a escola que completou 81 anos de glória, levou para avenida a cultura por meio de crendices, costumes, lendas, mistérios e tradições das tribos indígenas da América.


Os Índios Guerreiros, símbolo maior da escola abriu o desfile que contou com a participação dos carros alegóricos: Mãe Africa, Os Astecas, Incas e Maias, Festa de Parintins (Boi Caprichoso e Boi Garantido) e Lendas e Mistérios; alas de camisa, 81 anos, infantil e velha guarda; madrinha da bateria Carina Meirelles; rainha dos Congos Luziane Ambrózio; musa e rainha do samba Taila Ernesto e Eloiza Bitencort; musa dos carros Aline Neves, Amixan Moço, Taiane Barreto, Mariana Martins, Daniela e Daniele Ferreira e Taina Silva.


O casal de mestre e sala e porta bandeira composto por mãe e filho Elder e Marlúcia Amaral deram um show na avenida como também as passistas das fantasias de luxo: Marinez Azevedo, Monique França, Rita Amaral, Ketch Fernandes, Robertinho Martins, Alice Real, Geraldo Lopes, Tatiana Duran, Maurícia Azevedo, Ronalti Ferreira, Fabiana Barbosa e Edvaldo Machado.
Para o presidente dos Congos José Luiz Barreto o que foi mostrado hoje para os moradores, veranistas e turistas foi fruto de muito trabalho durante um ano inteiro.

“Preparamos tudo com muito amor e carinho com o intuito de apresentar um espetáculo jamais visto em São João da Barra”, declarou José Luiz que prestou uma homenagem ao radialista Renato Machado, que torcia para os Congos sua escola do coração, morto assassinado brutalmente na frente de sua casa.

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: