sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Caos em CAPS gerenciado pela Prefeitura de Campos noticiado no Jornal Nacional


A matéria na íntegra pode ser assistida AQUI no site do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.

O blog de Fernando Leite e Alexandre Bastos também noticiaram a matéria. 

14 comentários:

Anônimo disse...

O imóvel referente ao CAPS, mostrado na reportagem, fica na rua primeiro de maio, área central da cidade e próximo a Sec. de Saúde. Ninguém fiscaliza!! Secretario nao sabe de nada?

Anônimo disse...

ISSO E SO O COMEÇO AINDA TEM MAIS AGUARDE,A SAUDE DE CAMPOS ESTA MORTA.

Anônimo disse...

Blogger Flávio Mussa Tavares disse...


Sou médico do CAPS III. É para mim uma alegria lidar com a clientela sofrida que faz parte de nossa rotina. Os CAPS foram instituidos no Brasil em 2001, na chamada Reforma Psiquiátrica que extinguiu os manicômios.

Nossa clientela é a maioria oriunda desse sistema. São chamados clientes "institucionalizados", que pode ser traduzido como um paciente que não sabe viver sem a instituição.
O CAPS III Romeo Casarsa, que foi protagonista de uma matéria veiculada no Jornal Nacional de hoje foi inaugurado em 2009.
Temos mais de 300 pacientes, dos quais atendemos mais de 80 ao dia.
Nenhum de nossos pacientes é acamado. Aliás, uma regra da instituição psiquiátrica é que o paciente esteja com o nível de consciência alerta e podendo andar. Caso sua consciência esteja apagada ou não consiga andar, configura uma caso clínico e não psiquiátrico. Nosso paciente é vertical. O paciente clínico é horizontal.
Essa demanda é externa, isto é, não dorme na instituição.
Mas temos sempre cerca de 6 pacientes internados, que geralmente permanecem lá em períodos de crise que não ultrapassam 7 dias.
Essa clientela, que vivia em hospitais, vive hoje uma realidade que concordamos é pobre, mas não há indignidade. Nossa clientela recebe quatro refeições por dia (desjejum, almoço, lanche e janta), tem atendimento médico, psicológico, terapia ocupacional, música, fazem bijuterias e tem até uma grife: "Loucas por Acessórios".
Essa clientela usa medicação sedativa. Eles passam o dia na instituição. Eles tem sono e deitam de dia.
Nós não temos leitos para 20 ou 30 pessoas que não estão propriamente "dormindo", mas sim descansando, tirando uma soneca de dia.
A forma como foram veiculadas as imagens sugerem que são pacientes internos que vivem amontoados ou que são acamados e estão sendo humilhados.
Reconheço que não temos o espaço físico adequado, entretanto, o que se viu foi uma hora de descanso em que muita gente deitou em colchonetes no mesmo horário. Detalhe: o horário é diurno!
Todos estes que estão ali repousando voltam para casa entre as 17 e 18 horas, após receber uma quentinha do jantar.
O clima ali só é agitado quando alguns pacientes apresentam crises de agitação ou agressividade. Nesses momentos, o corpo de enfermagem contém fisicamente até que seja feita a medicação tranquilizante.
Nunca vi ninguém ser humilhado, maltratado ou ignorado no Caps III.
Faria mesmo um desafio. Gostaria que os repórteres da Globo entrevistassem os nossos pacientes.
Seria uma forma sadia e madura de avaliar a instituição.
De qualquer forma, eu me sinto honrado em fazer parte do corpo técnico do CAPS III, que no meu entender é de primeira qualidade e supera as dificuldades materiais, supera as dificuldades de lidar com o paciente mais marginalizado de nossa sociedade e supera as dificuldades de lidar com a intriga, a calúnia e a ingratidão.

23 de fevereiro de 2013 07:39

Anônimo disse...

Não só os CAPS,o HFM e o HGG estão em estado de calamidade pública, a população está a deriva quando se trata de saúde. Será que só a prefeita não consegue enxergar o que todo mundo vê? Já passou da hora de mudar quem está a frente desta secretaria. O que está faltando para isso acontecer? A nossa saúde está capenga, não existe medicação nos postos, nem material para se trabalhar dentro dos hospitais. Nós funcionários temos vergonha desta situação. Acorda prefeita!!!!!!! O carnaval já passou.

Anônimo disse...

BATER E FACIL,DIFICIL E SE EXPLICAR. AGUARDEM,AI VEM MUITO MAIS.G

Davi disse...

Coitados, nem o Secretário de Saúde sabia do fato. Também a Globo vem sem avisar, assim é sacanagem. Não dá para comprar móveis novos, roupa de cama e outras coisinhas mais para a recepção. De outra vez avisem pois a recepção será bem melhor, tá?

Sérgio disse...

Gostaria de saber sê a comissão de saúde da atual câmara, é presidida por algum vereador da situação ou da oposição, para que possamos saber se realmente esse governo é comprometido com o bem estar de nós campistas?

Anônimo disse...

BATOM NA CUÉCA
RECONHECER ERRO E HUMILDADE NÃO É UMA QUALIDADE DE GAROTINHO, MAS TORCER OS FATOS É COSTUMEIRO EM SUAS PRÁTICAS POLÍTICAS...
SALVE-SE QUEM PUDER!

Anônimo disse...

Eu estou decepcionada com o que vi, nunca pensei que uma coisa dessa acontecia aqui em Campos.

Anônimo disse...

Agora quem vai pagar o pato deste desmando, do tal "farta tudo", é algum pequinininho, com certeza será o pobre de um contratado!
Espero que não seja aquela sorridente funcionária da reportagem...

Araújo disse...

As contradições das campanhas:
*Vou fazer pra voceis UMA CASA QUE EU MORARIA COM OS MEUS FILHOS!(visite uma casa popular)
*As pessoas merecem respeito COMIGO A SAÚDE VAI FUNCIONAR!(veja o vídeo de novo)
*Educação de qualidade!(vide IDEB)
*Rosinha ENTREGOU O DIPLOMA DE PREFEITA AO GAROTINHO deste mandato e do anterior.
*Então concluo: UM É IGUAL O OUTRO E OUTRO É IGUAL AO UM!

Silvia disse...

Então quer dizer que a GLOBO só mostrou aquela reportagem por retaliação a Garotinho, então, o que podemos concluir a respeito da omissão da imprensa de Campos?

Anônimo disse...

As escolas e creches municipais que funcionam em casas alugadas iniciaram o ano letivo sem os reparos essenciais, sem condicoes higienicas e estruturais colocando em risco as criancas.

Walter Simão disse...

É isso ai denunciar o que está errado.