quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dois candidatos e um desejo

  Jornal Terceira

Presidente da Câmara pode dormir vereador e acordar prefeito por força de lei

 

Ano que vem teremos a eleição para a mesa diretora da Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes. Enquanto escrevo esse artigo, dois nomes se fortalecem: os vereadores Mauro Silva e Edson Batista.  Ambos são homens de confiança do grupo liderado pelo deputado federal Garotinho.

Dentre os mais próximos ao casal de ex-governadores, talvez não haja colaboradores mais fiéis do que os nomes acima citados.

Todavia, há necessidade de alguns comentários acerca das linhas de trabalho político de cada um. No último pleito, os dois tiveram dificuldades de se eleger. Mauro foi cotado para ser o mais votado, mas as urnas apontaram Nildo Cardoso (PMDB) da (Oposição) como o campeão de votos.

Por outro lado, o ex-secretário de comunicação de Campos é um articulador nato. Muitos pertencentes ao atual governo o consideram ‘pesado’. No entanto, não comungo dessa opinião. Entendo que Mauro é um postulante à Presidência do Legislativo que, uma vez eleito, é capaz de transitar bem na Situação e na Oposição.

Além disso, caso as pretensões de Garotinho em ser o candidato do PR ao governo do estado se concretizem, Mauro será de grande importância. Isso porque já foi secretário de Estado e conhece bem os meandros dos acordos pertinentes para que uma candidatura evolua e se torne viável.  

Já o ponto negativo de Silva, sob a ótica do grupo Garotista é a sua capacidade de articulação que se traduz em uma possibilidade de voo solo e isso não interessa àquela ‘corte’.

Dr. Edson também não teve eleição tranquila e quase não fica entre os vinte e cinco eleitos para a próxima legislatura.  Trata-se, como já dito, de fiel escudeiro do casal que governa nosso município. Contudo, seus tentáculos são mais curtos e limitados ao âmbito municipal.
Neste contexto, a sua possibilidade de ser eleito teria um ‘plus’ uma vez que seria dada a Garotinho e a Rosinha a certeza de que o exercício da presidência por Edson seria isenta de crises de ego e de pretensões individualistas futuras.

Outro ponto a ser salientado é a possibilidade de a prefeita Rosinha ser diplomada e, durante o mandato, afastada. Caso isso ocorra, acredito que Garotinho prefira Edson na Prefeitura em detrimento de Mauro.

Importante lembrar que, independente de quem seja o eleito, ambos estão lutando pela cadeira máxima do legislativo municipal. Nem Um nem outro negam isso e o trabalho nos bastidores é forte.

Após o aumento nas demandas das ações de cassação de diploma e nas de impugnação de mandato eletivo, a eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores tornou-se algo de extrema relevância e repercussão. Afinal, o presidente da Câmara pode dormir vereador e acordar prefeito por força de Lei.

Não acredito que surja um terceiro nome para essa disputa. Penso que até o dia da eleição o foco ficará voltado para o restante da composição da mesa diretora, inclusive para a vaga de vice que, a depender das conjunturas políticas futuras, também será um cargo almejado.

Finalizo com uma frase histórica do jornalista e ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda: “O momento culminante da minha vida pública foi chegar ao poder. O poder é muito bom. Não adianta querer enganar”.

Mauro ou Edson! Eis a questão.

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: