quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Meninas de Guarus" Deputado Roberto Henriques emite nota via assessoria





O Deputado Roberto Henriques levou à Tribuna da Assembleia Legislativa no dia de hoje, o vergonhoso caso intitulado "Meninas de Guarus", bastante badalado a partir do ano de 2009 pela Imprensa Campista.

As notícias veiculadas dão conta da possível existência de uma rede organizada de exploração de menores de idade, com forte suspeita de assassinatos, ocultação de cadáveres, pedofilia, entre outros crimes contra a criança e o adolescente no município de Campos dos Goytacazes.

O assunto teve grande repercussão na Alerj e rapidamente despertou o interesse de dirigentes das principais Comissões Permanentes de Defesa da Pessoa Humana, o que levou o Deputado Roberto Henriques a entrar com requerimento junto às Comissões Permanentes: dos Direitos Humanos, da Mulher, da Criança e do Adolescente, requerendo uma Audiência Pública conjunta, visando apurar as violências noticiadas, bem como o andamento dos inquéritos e outros expedientes existentes no âmbito da Polícia, do Ministério Público e Judiciário.

Sobre seu pronunciamento e requerimento às Comissões, disse o Deputado: " A Sociedade de Campos já esperou demais. As autoridades policiais e o Ministério Público tiveram a meu ver todo o tempo necessário. Ouvimos muitas narrativas assustadoras sobre este triste caso das "Meninas de Guarus"... O que é verdade? O que é boato? Quem são os suspeitos? Quem são as vítimas? Qual o curso das investigações? Estas e tantas outras respostas merecem ser dadas às vítimas que escaparam da morte, aos familiares de todas as vítimas e à sociedade que acompanha perplexa as notícias desde o ano de 2009.

Quero agradecer aos Deputados Marcelo Freixo, Inês Pandeló e Claise Maria Zito que espontaneamente, logo após ao meu pronunciamento na Tribuna, colocaram as comissões por eles presididas à nossa disposição e do triste caso em tela. Já acertei com eles a realização de uma Audiência Pública, caminho da legalidade, que poderá iluminar nossos caminhos em busca da verdade. Mas, caso seja necessário, poderemos chegar ao pedido de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito.

Por isso contamos com a colaboração de todos, evidentemente, preservando os casos necessários de segredo de justiça. Esta é uma causa de todos nós, por isso fiz em meu discurso um reconhecimento público de todos que até aqui não se calaram: jornalistas, órgãos de imprensa, blogueiros e tantos outros, como pessoas da nossa comunidade apreensivas e com sede de justiça", finalizou o Deputado Roberto Henriques.

Fonte: Assessoria do Deputado Roberto Henriques.

61 comentários:

Jorginho Virgilio disse...

Parabéns ao Deputado de verdade de Campos Roberto Henriques! A sociedade campista está aguardando uma resposta deste caso desde 2009! Porque a justiça não se pronuncia sobre este caso mesmo que esteja correndo em segredo de justiça? Precisamos saber em que fase se encontra o processo! A sociedade de Campos aguarda resposta...

Marilene disse...

O deputado Roberto Henriques, como sempre defendendo os interesses da população de campos, esse foi um caso vergonhoso, que até hoje nada foi resolvido, vai fundo deputado, tenho certeza que o povo de Campos, está com o senhor.

Mariana disse...

Essa é uma situação muito triste para o povo de campos, por sabermos que esse caso do ano 2009 não foi lucidado até hoje, só uma pessoa de coragem e sensibilidade, para retornar a um caso que já estava engavetado nessa tal câmara de vereadores, só cristo na causa.

Anônimo disse...

OMISSÃO IMPOSSÍVEL!
Há 73 anos, as tropas alemãs invadiam a Polônia e iniciariam ali a maior guerra de todos os tempos: a Segunda Guerra Mundial.

ROSA DE HIROSHIMA

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

A Guerra estava no fim. A 30 de abril de 1945, em meio à tomada de Berlim pelas tropas soviéticas, Adolf Hitler cometia suicídio e novo governo era formado, pedindo o fim das hostilidades. A 2 de maio, a capital alemã era ocupada. Cinco dias depois, a Alemanha rendia-se incondicionalmente, em Reims.

Os conflitos restantes aconteciam no Pacífico. E foi no Japão, mais precisamente em Hiroshima e Nagasaki, que a humanidade conheceu a mais terrível criação de sua própria tecnologia. A 6 de agosto de 1945, era lançada a primeira bomba atômica em alvo humano.

O poema de Vinícius de Moraes,“Rosa de Hiroshima”, é um alerta para a humanidade de memória curta, que somos todos, para não esquecer e para não parar de pensar. Pensar nas crianças mudas, telepáticas. Pensar nas meninas cegas, inexatas.

Não faltava mais nada! Hoje, leio que, em Campos dos Goytacazes, há dois vereadores envolvidos “em relações com meninas menores de idade”. A Pedofilia é um transtorno parafílico, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes.

Infelizmente, a nossa cidade chegou ao limite do absurdo! Legisladores envolvidos com abuso de menores. Porém, o que mais me chocou foi: “A argumentação é de que o caso já é conhecido em diversos setores da cidade, sem que apurações ou informações concretas tenham vindo à tona”.

Fiquei pensando: quais são esses “diversos setores” ? Por que esses fatos não vieram “à tona”? Talvez porque as pessoas de bem tenham se omitido. Esperar de uma sociedade cruel e desumana a omissão já é normal. Entretanto, quando uma pessoa consciente engrossa as fileiras da omissão. É o fim. Acabou.

Pense nas meninas sendo abusadas. Prostituição infantil é crime de ordem pública. Pense nas aberrações a que foram submetidas.

“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas”

* Dificuldade de expressar o sentimento de raiva;
* Queda no rendimento escolar;
* Atitudes autodestrutivas: uso excessivo de álcool, de drogas, etc.


“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas”

* Aumento do grau de provocação erótica;
* Tendência ao abuso das relações sexuais;
* Regressão da linguagem e do comportamento;
* Sentimento de estar "marcado" para o resto da vida;
* Agressividade contra a família;
* Medo indefinido permanente;
* Tentativa de suicídio.


“Pensem nas feridas
Como rosas cálidas”

* Dor constante na vagina ou no ânus;
* Corrimento vaginal;
* Inflamações e hemorragias;
* Doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, hepatite B, etc.


Se você consegue imaginar tudo o que acontece nessas sessões e ainda fica quieto; alguma coisa está errada. A repulsa, toma conta de qualquer ser humano revestido de sua sã consciência, quando o assunto debatido é sobre O ABUSO SEXUAL DE MENORES.

O silêncio é o pior remédio para curar-se uma ferida que encontra-se inflamada, devemos cumprir o nosso papel de cidadãos e denunciar.

Não seja cúmplice: quais são os vereadores? Quem denuncia salva!

Célio disse...

Eu, um pai de família cumpridor dos meus deveres, já me sentia órfão da justiça, nesta ultima eleição nem votei, mas, a atitude do dep, Roberto Henrriques me renova as esperanças!

Charles disse...

Abensoado seja o deputado que se juntarem ao Roberto Henrique, essa é verdadeiramente uma atitude louvável, parabens deputado.

Gustavo disse...

Me emocionei ao ver na TV alerj o pronunciamento do Roberto Henriques quando ele disse que CAMPOS foi pioneira ao criar os conselhos tutelares da criança e ao mesmo tempo saber que um campista teria coragem de cometer barbaridades contra crianças...
Lamentei muito!

Cléia disse...

Acho que a câmara atual deveria se juntar aos vereadores recem-eleitos e se manifestarem em favor da atitude do dep. Roberto Henriques.
Com certeza seria grandioso...

Anônimo disse...

Tudo que é para o bem da população, é positivo; com certeza os familiares das vítimas dessa babárie aplaudem o dep Henriques.

Anônimo disse...

Uma atitude grandiosa do roberto henriques.Parabens deputado.

Fernando Carvalho disse...

Nessa eleição ouvi de um candidato, que um politico falou certa vez, que o que o assustava mais, era o silencio dos bons, pra assustar esses candidatos eu me silenciei, não votei... Hoje tomando conhecimento da atitude do dep. Henrriques, condenei o meu ato, realmente esse silencio é assombroso!

Sivaldo disse...

É assustador e insurdecedor o silencio daqueles que detem o poder no nosso município em relação as barbaridades cometidas contra crianças e adolessentes em nome de desejos sexuais anormais animalescos... O deputado Roberto Henrrique tem a minha admiração pela atitude grandiosa que tomou!

Cláudio disse...

Perdi o sono, pois cofesso, já havia esquecido desta babárie, mas, a impunidade não pode reinar, ainda bem que o dep. roberto henriques tem memóia de elefante.
Sua atitude me comoveo deputado!

Erval disse...

Sendo o deputado Roberto Henriques atuante e antenado nos interesses de nossa região: queima da palha, micro e peq. empreza, imposto da cana de 24 pra 2%, telefonia movel,LPVA e etc., espero muito é claro do deputado, mas cofesso sinceramente, o Roberto me surpriendeu com tanta sensibilidade ao abordar esse fato, e me emocionou em sensibilizar os colegas de alerj.
Minha admiração por ti, almentou hoje deputado...

Anônimo disse...

Bela sacada deputado!
Continuo sendo seu fã...

Eduardo disse...

Obrigado por lutar pelas causas de Campos. De modo que a valorização do ser humano seja e esteja em primeiro lugar. Torço que seja resolvido pelas suas mãos, pois só o Senhor Deputado que luta pelos interesses do povo de Campos.

Júlia disse...

Deputado esse caso não pode permanecer impune para a sociedade campista e para os familiares que estão envolvidos. Lute por nós pois o povo campista está com você.

Paulo Além disse...

O deputado estadual Roberto Henriques mais uma vez fazendo a história na Alerj. Roberto esse caso vinha solução desde 2009 e agora temos finalmente alguém para desbaratar toda essa lama, obrigado DEUS por termos alguém para representar a nossa população, em defesa dos nossos anseios

Paula Gotardo disse...

Atitudes assim me fazem a creditar e ter esperanças em um futuro melhor, parabéns deputado. Você, é exemplo de que a injustiça deve ser reparada, acreditamos no senhor. Vamos lá deputado apurar a verdade dos fatos

Marlene disse...

É com destreza que esse caso deve ser solucionado. Parabenlizo a Roberto sua incansável batalha para melhoria de Campos em todos os setores. Conte comigo.

Pablo disse...

É assustador viver numa sociedade com tamanha indignação e descaso com a população. Deputado vem honrando o seu mandato como um ourives, lapidando e escrevendo mais um capítulo de sua história com bravura. Continue assim, precisamos de personalidades na política como você.

Daniel disse...

Campos vive num momento em que a sociedade deve está atenta ao poder público que tem a obrigação de solucionar e trazer paz e justiça àqueles que os põem para governar e direcionar para o melhor. É com sabedoria sua bravura e luta Campos vai para frente.

Camila Santos disse...

É isso ai Dep. Roberto Henriques, o povo de Campos tem que saber que existo um parlamentar que olhe pelo povo do nosso Município, trazendo a tona esse caso que desde 2009 não foi solucionado. Psarabens.

jose Antônio do jockey disse...

Na verdade esse caso já tinha sido esquecido, mais o nobre Dep. Henriques representando os cidadões campista mandou muito bém em reave-lo "Meninas de Guarus". Parabens Dep. tamos juntos

Zezé disse...

Muito importante a atitude do Dep.,isso mostra que está sempre atento com o que acontesse no Munipío. Parabéns Dep. Roberto Henriques

Anônimo disse...

Estão falando em acabar o mundo dia 21 de dezembro de 2012, totos os campistas já falavam acaba o mundo e não se faz justiça sobre esse caso das meninas de grarus, o dep Henriques ganha a simpatia da população ao tomar essa atitude!

Mário disse...

É humilhante o silêncio daqueles que estão no poder em Campos manter impune essa situação cometidas contra crianças e adolecentes em nosso município. O deputado vem demonstrando atitude e espírito de luta para a cidade de campos.

Anônimo disse...

Esse caso ja vem de muito tempo e as famílias tem que ter uma resposta, e a atitude do Deputado Roberto Henriques é muito importante. Parabéns para o senhor e que DEUS o abençoe e te proteja.

Alex disse...

Grandioso é o homem que faz grandes obras, o dep. Roberto Henriques obrou grandiosamente ao se posicionar em defesa da justiça.parabens!

Barnabe disse...

Eu como campista e defensor dos direitos humano, fico sensibilizado mais uma vez com a atitude do Dep. Roberto Henriques, dele eu só esperava isso mesmo:sair em defesa desse bom e ordeiro de Campos.Aqui a justiça deveria dar o exemplo, e mostrar para a sociedade, quem são os verdadeiros culpados, porque toda cidade já sabe.Esta faltando o que?
Deve ter muita gente grande envolvida, e a justiça se curva a essa gente, deixando a população entregue as baratas.Queremos justiça burgente neste caso,porque todo o processo já esta pronto, falta apenas coragem para tirar da gaveta e apurar com rigor e punir os culpados.
Parabéns Dep.Roberto Henriques!
Esse é o deputado que Campos merece e o povo precisa.

Anônimo disse...

Se o Roberto henriques consegui emplacar essa ele pode se considera a liderança que Campos nunca teve...

Rogério Magalhães disse...

O mais assustador que o Deputado Roberto Henriques mostrou que o caso foi denunciado no Datena e o senador Magno Malta disse que viria a Campos investigar e até hoje nem sinal dele. Só mesmo o deputado Roberto Henriques para nos defender

Letícia disse...

A sociedade campista clama por justiça! Devemos valorizar por quem nos valoriza que é o seu caso Deputado. Origada pela sua bravura.

Anônimo disse...

Parabéns Dep. Henriques, fico orgulhoso de ser Campista, porque agora sei que temos um representante a altura. Não votei no senhor mais pode contar comigo daqui p/ frente.

WILLIAN disse...

SERA QUE O CASO DAS MENISAS DE GUARUS CAIU NO ESQUECIMENTO POQUE TINHA PEIXE GRAUDO? E PEIXE GRAUDO NÃO CAI EM REDE DE SAIRÚ!S. PARABENS AO DEP. ROBERTO HENRIQUES POR COBRAR UMA ATITUDE PELA FALTA DE RESPEITO AOS NOSSOS JOVENS E AS SUAS FAMÍLIAS.647

Fábio. disse...

Ver um deputado do povo,como Roberto Henriques lutando pelos jovens de Campos,eu como pai só tenho que agradecer e ter orgulho de ser campista. Essa questão se parece muito com o caso BRUNO, ou estou errado?( ajuda ai Ô, caso parecido foi caso de reportagem na band, num programa policial famoso).
PARABÉNS DEP.ROBERTO HENRIQUES!

Joana Vieira disse...

Teve que ser um deputado para resolver essa situação, enquanto os vereadores o silêncio, que vergonha!!!!

Elaine disse...

É vergonhoso para nossa cidade, saber que tem Tubarão envolvido nessa situação. vergonha de atos tão repugnante, conte comigo deputado atitude honrosa.

Anônimo disse...

A impunidade sofre uma baixa apartir dessa atitude tomada pelo dep. Roberto H., um caso que envergonha a todos nós não podia ficar esquecido!

Anônimo disse...

Isso não vai dar em nada. Roberto Henriques deve estar armando alguma...

Esse assunto envolve muita gente fina; o citado deputado, se não estiver preparando alguma, vai recuar, pois é frouxo.

PS.: não precisa publicar, até porque você é um vendido.

Anônimo disse...

Chega de crimes sen solução nessa cidade, peço ao dep. Roberto Henrrique que peça ao secretário de segurança pra reequipar os postos de policiais do interior.

Laine Pessanha - Cardoso Moreira disse...

Esse deputado Roberto é um sujeito de peito, poucos politico merece meu respeito, mais para esse eu tiro o chapéu.crime é crime não tem outra palavra.
Eu como advogada comungo com ele.
Laine Pessanha.

Anônimo disse...

O campista sente hoje que a capacidade de se indignar é maior que nós mesmos, o deputado renovou em nós as esperanças...

MARIA APARECIDA MORO P. GUARUS disse...

ATÉ QUE FIM ALGUÉM PARA TENTAR RESOLVER ESSA SITUAÇÃO QUE DEIXOU TODOS EM 2009, PERPLEXO.

Walter da Rosa disse...

quero ver muitas mascaras cair. coisa feia dessa turma que está envolvida!!

João Paulo Bittencourt disse...

Só espero que não em vão, senão seria mais um caso que não vai dar em nada.

Anônimo disse...

É, espero que o deputado não recue e não deixe isso terminar em pizza.

Angelina disse...

yspsoptio10
Já que assendeu essa chama, espero que tenha pulsos fortes senhor deputado, e continue cobrande de quem é de direito e não deixe impune esse caso das Meninas de Gurarus. Campos precisa de respostas.

Anônimo disse...

Espero que os deputados que concordaram em plenário, vá come ele até o desfeixo final desse caso, porque aconteceu em Campos e está acontecendo em todo País e isso tem que parar.

Laura disse...

Campos vive num momento importante no aspecto político e de grande expansão. É preciso respeito e justiça para o povo de Campos. Devemos lutar junto ao Deputado por justiça, pois a união faz a força. Conte com meio apoio.

Rodolfo disse...

Quero agradecer o desempenho e a sede por justiça pelos cidadãos campistas que o Deputado demonstra ativo pela verdade para todos campistas.

Sandra disse...

Parabéns para o deputado Roberto pelo empenho desse grande protesto em favor da proteção das ”MENINAS DE GUARUS”.

Helena disse...

Deputado lute por justiça, pois o povo agradece.

Rosa disse...

Com tantos recursos a cidade campista recebe e ainda assim uma atrocidade como essa acontece e a prefeita não faz nada. Graças ao Deputado essa trajédia terá justiça.

Fernanda disse...

A justiça falha mas não tarda.Os campistas agradece pela sua iniciativa e por não deixar essa trajéia cair no esquecimento. Permaneça firme na luta, pois Campos agradece.

Kátia disse...

Deputado se os políticos de Campos tivesse o seu comprometimento como o Senhor tem conosco, Campos seria bem melhor. Não há vitória sem luta, o Senhor não nos decepcionará. Acredito na justiça. Você junto com outros parlamentares trará a vitória para o povo campista.

Alda disse...

Esse crime não pode permanecer sem impunes. Campos precisa de liberdade e justiça. Só o Deputado que tem audácia e coragem para lutar por Campos.

Anônimo disse...

Há tempos idos que não temos um deputado na Plaga Goitacá que defenda o seu povo, qaue é a função precipuo do parlamentar. eis que o nobred deputado Roberto Henriques vem cumprindo com ética, compromisso e coragem a sua prerrogativa de deputado para honra dos seus eleitors e amigos que apostaram na sua lealdade.
Parabéns Campos pelo nosso Deputado.
Expedito Otoni.

Alda disse...

Esse crime não pode permanecer sem impunes. Campos precisa de liberdade e justiça. Só o Deputado que tem audácia e coragem para lutar por Campos.

Anônimo disse...

JÁ ESTAMOS CANÇADOS DE AGUARDAR UMA RESPOSTAS DO PODER JUDICIÁRIO, SE A BUROCRACIA É QUEM ATRAPALHA O ANDAMENTO DA JUSTIÇA, ACHO QUE A JUSTIÇA TEM QUE ACABAR COM A BUROCRACIA.SÓ ASSIM O CASO DAS MENINAS DE GUARUS ESTARIA SOLUCIONADO, NÃO SERIA NECESSÁRIO TANTO TEMPO DEPOIS QUE O DEP. ROBERTO HENRIQUES, OCUPE O PARLAMENTO PARA COBRAR UM FATO TÃO LAMENTÁVEL.

Anônimo disse...

Louvavel mais essa atitude do Deputado Roberto Henriques em defender os interesses da nossa população. Caso vergonhoso que estava esquecido " " por quais razões? Só voce Deputado com sua coragem e bravura para mexer na ferida...João de Guarus.