quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feirantes do Mercado Municipal: Roberto Henriques faz discurso na ALERJ e oficia Prefeita Rosinha


Clique aqui para ampliar


"Sr. Presidente, quero dizer que neste último final de semana, em Campos dos Goytacazes, eu mantive contato com diversos feirantes do Mercado Municipal de lá. Esse Mercado é uma das mais tradicionais feiras do nosso Brasil, é um ponto de encontro da família campista, é um ponto de convivência entre comerciantes e usuários dessa feira admirável, tradicional que se mantém até hoje em Campos dos Goytacazes. 

Verifiquei no diálogo com esses feirantes a apreensão muito grande, a preocupação muito grande com o anúncio de possível reforma daquelas dependências. Isto porque a última grande reforma que aconteceu no Mercado de Campos dos Goytacazes foi por demais demoradas e quando os comerciantes saíram para dar lugar às intervenções por parte da prefeitura, por parte da empresa vencedora das obras, esses feirantes ao retornarem, muito tempo após, estavam descapitalizados; muitos deles tiveram que fechar as portas, que passar seus pontos porque não suportaram tamanha demora na reforma do Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes. 

Por isso, venho à tribuna me solidarizar com os feirantes do Mercado Municipal, com o pessoal do camelódromo de Campos, com os comerciantes da Praça Azeredo Coutinho, da Rua Formosa, da Rua João Pessoa, bem como da Rua Barão do Amazonas e adjacências que estão apreensivos com essa reforma. Sr. Presidente, sabe por quê? Porque os feirantes moram nos bairros e andam na cidade bem como andam nos distritos e nas comunidades do interior de Campos dos Goytacazes. Eles estão verificando que a demora na entrega das obras em Campos é muito grande. Há obras que estão levando três anos, algumas quase quatro anos; obras paralisadas sem qualquer explicação, como as de praças e vias públicas. Eles, inclusive, estão apreensivos com um caso muito particular: na Avenida Pereira Pinto, que é um corredor onde tem moradores e também um comércio muito forte, eles estão já há anos convivendo com uma obra que não termina que gera poeira e desconforto, afugenta os fregueses e traz grande incômodo a crianças, idosos, jovens e adultos que residem ali. 

Os feirantes do Mercado Municipal de Campos me disseram da sua preocupação, que é justamente esta: eles estão observando o quanto às obras em Campos dos Goytacazes demoram para ser concluídas. Eles ficam temerosos de também sofrer o que ocorreu na última grande reforma, quando do primeiro mandato do Sr. Anthony Garotinho à frente da Prefeitura. Eles ficaram muito tempo longe de seus boxes, com seus comércios parados. 

Quando retornaram, estavam totalmente descapitalizados, estavam falidos. Muitos tiveram que entregar ou passar seus pontos. 

Senhor Presidente, sugeri publicamente, em entrevista de rádio – também estou encaminhando oficio à Prefeita Rosinha Garotinho –, que constituam uma comissão de feirantes, pois são eles que conhecem o dia a dia e a realidade do Mercado Municipal. Esperamos que eles possam fazer sugestões à Secretaria de Obras e que esta respeite a caminhada deles. Eles podem sugerir à Secretaria de Obras, por exemplo, um cronograma de execução de obras que não atrapalhe nem prejudique os feirantes do Mercando Municipal. 

Estamos na luta em defesa desta que é uma das mais tradicionais feiras populares de comércio do Brasil, o Mercado Municipal de Campos, que necessita de atenção. Quero contar – não só eu, mas também eles e a população usuária – com a Prefeita Rosinha Garotinho, para que possa organizar e fazer com que essa obra ande mais rápido do que têm andado as obras que ela tem realizado no Município de Campos dos Goytacazes. 

Muito obrigado". 

Deputado Roberto Henriques (PSD/RJ)

5 comentários:

Anônimo disse...

Só para constar. A prefeitura nao pode mais fazer obra lá no mercado. O mercado hoje pertence a PREVICAMPOS. No ano passado a prefeitura desafetação daquela área. Logo, acredito eu,que quem deve se pronunciar por obra ou nao deve ser o presidente da instituição.

Anônimo disse...

Parabéns Deputado por mais uma
atitude em defesa da população. Continue dessa forma lutando por Campos e região. Valeu a pena o meu voto. Seja candidato a prefeito de Campos vença para promover as reais mudanças em prol da sociedade campista.
João de Guarus.

Anônimo disse...

Obra demorar não é o problema. Problema é pagar e não realizar.

Anônimo disse...

Fica feio essa imparcialidade

osvaldo do esplanada disse...

é isto que faz a oposição ser chamada de fraca, é claro que será uma obra demorada, e ja passou da hora de ser feita uma reforma naquele local, agora me diga , pode se fazer omelete sem quebrar os ovos?