sexta-feira, 6 de abril de 2012

Empresa investigada por repasses a campanha de Garotinho para presidente é condenada no Rio



O jornalista Alexandre Bastos noticiou  AQUI em seu blog que a Febracoop foi condenada em processo que investiga esquema de desvio de dinheiro público através de ONGS. 

Do jornal “O Globo” 

Seis anos depois, saiu esta semana a primeira condenação nos processos que investigam esquema de desvio de dinheiro público para o PMDB, através de ONGs ligadas ao governo do Estado do Rio. A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública, condenou a Federação das Cooperativas de Trabalho do Rio de Janeiro (Febracoop) a pagar multa de R$ 1,8 milhão e a proibiu de participar de futuras licitações no estado. 

A Febracoop é uma das 138 ONGs investigadas pela Justiça por envolvimento em repasses à campanha do então pré-candidato à Presidência Anthony Garotinho, atualmente deputado federal pelo PR do Rio. 

Esquema incluía saques de R$ 61 milhões em espécie 

A investigação em torno das ONGs começou em 2005, quando O GLOBO identificou elos entre empresas que fizeram doações à pré-campanha de Garotinho à Presidência e entidades que prestaram serviço ao governo do estado, então sob comando da atual prefeita de Campos, Rosinha Garotinho – elas tinham sócios em comum. Ao todo, são 43 acusados. Entre eles, o casal Garotinho, que nega envolvimento no esquema. 

A matéria do Globo pode ser conferida AQUI 

3 comentários:

Anônimo disse...

A Polícia Federal e a Globo está rondando pela redondesa Norte / Noroeste.

mistersales disse...

UM COMENTÁRIO EXTRAÍDO DO BLOG DO FERNANDO LEITE.
"Os pecados de Garotinho:

POPULISMO
Em seu governo, e também no de sua mulher, Rosinha Garotinho, o eixo da atuação "social" são programas "tudo a 1 real", de subsídio a alimentação, alojamento e diversão para os pobres, um tipo de política demagógica que só ajuda a perpetuar a pobreza

IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA
As contas do governo Garotinho foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. No último dia de sua gestão, foi constatado um rombo de 248 milhões de reais.

CORRUPÇÃO
Rodrigo Silveirinha, o fiscal que comandou o esquema de envio de 32 milhões de dólares para a Suíça por funcionários das receitas Federal e Estadual, era secretário-adjunto de Administração Tributária e frequentador assíduo da casa de Garotinho durante a campanha de Rosinha.

FRAUDE ELEITORAL
No ano passado, a Justiça Eleitoral tornou o casal Garotinho inelegível por abuso de poder econômico na eleição de Campos em 2004, quando foram apreendidos na sede do PMDB 318 000 reais. O casal conseguiu reverter a decisão em instância superior, mas o Ministério Público recorreu e o caso voltará a ser apreciado

FALSIDADE IDEOLÓGICA
A prestação de contas da pré-campanha de Garotinho à Presidência pelo PMDB está sendo investigada pela Polícia Federal com base em suspeita de uso de laranjas e empresas de fachada."

Anônimo disse...

Tem muitas ONGS e empresas ainda para ser invertigada. Garotinho é esperto mais nem tanto, um dia a casa cai, pode acreditar.