domingo, 1 de abril de 2012

Alegando cota determinada para veículos, Prefeitura de Campos veta cobertura do site Campos Noticia no Cepop



O site CAMPOS NOTÍCIA ficou impossibilitado de participar da cobertura da inauguração do Cepop (Centro de Eventos Populares Osório Peixoto), porque, segundo uma atendente da secretaria de Comunicação, existe uma cota para veículos de comunicação que podem cobrir o evento. A equipe do reconhecido veículo de comunicação registra a surpresa diante das negativas para credenciar a reportagem, mesmo após insistentes tentativas. 

De acordo com a prefeita, em matéria publicada no site oficial da prefeitura ontem (29/03), “O Cepop será um marco cultural gigantesco, não só na história da nossa cidade, mas do país. O Brasil já sabe que estamos inaugurando o Cepop hoje”. Compreendendo essa importância para o Brasil, a equipe de jornalistas do CAMPOS NOTÍCIA não entende a exclusão de um veículo jornalístico da cidade na cobertura dos eventos desse marco.

Para o período de 28 a 31 de março, a prefeitura de Campos programou a inauguração do Cepop e de festejos pelos 177 anos do município, marcado por desfile cívico e shows no Centro de Eventos. 

No primeiro dia (28/03), após insistentes tentativas de contato por telefone, durante toda a manhã e toda à tarde, com a secretaria de Comunicação, apenas por volta das 16h50min, à coordenadora Simone Vieira do site foi atendida. Do outro lado, o jornalista Frânio Abreu, que nos negou credenciamento, alegando que a pessoa que imprimia credenciais já havia ido embora, mas que, no dia seguinte, poderíamos tentar novamente o mais cedo possível para tentar inscrever as equipes. 

No dia seguinte (29/03), novas tentativas de contato ao longo de todo o dia foram feitas: pela manhã, na primeira ligação, a atendente disse que o responsável estava em reunião; na segunda, a atendente perguntou à coordenadora, por três vezes, o nome de nosso veículo de comunicação e anotou o telefone de nossa redação, comprometendo-se a retornar a ligação para resolver a questão. 

Como o retorno não foi realizado pela prefeitura até a tarde de hoje (30/03), nova ligação foi efetuada para a secretaria de Comunicação, e uma atendente, que se identificou apenas como Liliane, justificou que a prefeitura disponibilizou uma cota para a imprensa. 

Além do desencontro de informações, a justificativa de que haveria uma cota para a imprensa causou surpresa, por tratar-se de um evento público, e não privado – para o qual, o(s) organizador (es), até poderiam se dar ao direito e ao luxo de selecionar os veículos de comunicação que gostariam de incluir em cotas para cobertura do que realizassem 

Equipe CAMPOS NOTÍCIA.

Um comentário:

Antonio Rangel disse...

Evidente que a prefeitura de Campos boicotou o Campos Noticia pela visão crítica e isenta das matérias que lá são apresentadas.

Como o site não está na longa lista de pagamentos a sites, blogs e jornalistas aliados ao governo municipal, saiu-se com essa desculpa tola.

Sigam em frente, parabenizo o Campos Notícia pela independência e que as empresas prestigiem anunciando seu produtos e serviços neste novo espaço.