terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tremor de magnitude 7,3 em frente à costa oeste da Indonésia



Um terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a costa oeste da Indonésia nas primeiras horas de quarta-feira (hora local), informou o Serviço Geofísico dos Estados Unidos (USGS).

O Centro de Alerta do Pacífico emitiu uma mensagem de advertência devido ao risco de tsunami. O tremor foi registrado às 02H37 locais de quarta-feira (16H37 de terça, hora de Brasília), com epicentro 420 km a sudoeste de Banda Aceh, na ilha de Sumatra, e 29 km de profundidade.

Um encarregado da agência meteorológica indonésia informou que foi emitido alerta de tsunami e que até o momento não havia informaçõs sobre vítimas.

"O terremoto foi no mar e um alerta de tsunami fou emitido, mas por enquanto não temos informações sobre vítimas ou danos", disse Suharjono, chefe técnico da agência, à AFP.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou não haver uma ameaça que gere um tsunami extenso, mas "há uma pequena possibilidade de que um tsunami afete ao nível local a costa situada a não mais que 100 km do epicentro".

Em Banda Aceh o terremoto foi sentido durante 30 segundos e aterrorizou a população, que fugiu de suas casas, voltando pouco depois, informou um jornalista da AFP.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 sacudiu a costa da província de Aceh, no norte de Sumatra, sismo que gerou um tsunami que viajou pelo Oceano Índico e deixou 220.000 vítimas, três quartos na Indonésia. As informações são do JB on line.

Nenhum comentário: