segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Empresa "Águas do Paraíba" informa

O abastecimento de água e serviços de coleta e tratamento de esgoto continuam normais, nesta segunda-feira (09-01), em Campos dos Goytacazes, apesar das intensas chuvas, desde o fim de semana, no Norte-Noroeste Fluminense e Minas Gerais, e da cheia nos rios Paraíba do Sul e nos afluentes Muriaé e Pomba.

O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, engenheiro Juscélio Azevedo informa que, mesmo na área mais atingida, em Três Vendas, a estação de tratamento de água continua operando normalmente. E a água que está sendo distribuída pode ser consumida sem qualquer risco contaminante.

Águas do Paraíba está trabalhando em regime de plantão permanente, desde o início da semana passada, quando as chuvas e cheias se intensificaram. Mas, não houve necessidade de nenhuma alteração nas rotinas operacionais nas unidades de água e esgoto controladas pela empresa no Município de Campos dos Goytacazes.
Apesar da turbidez elevada na água do rio Paraíba do Sul -- em função de terra e lama carreada pelo desbarrancamento de encostas e da própria cheia -- a principal estação de tratamento do Município, a ETA-Coroa, que abastece a mais de 70% da população, também não está tendo qualquer dificuldade na captação e distribuição de água.

A previsão da Defesa Civil, entretanto, é que o nível do rio Paraíba do Sul deverá elevar nas próximas horas, principalmente em função das chuvas intensas em Minas Gerais e cheias dos afluentes Muriaé e Pomba. Às 13 horas, no centro da cidade, a cota era de 9,3 metros. E a água subia cerca de 3 centímetros por hora, podendo voltar à cota 11, se o cenário continuar se mantendo, na madrugada desta terça-feira (10-01). 
Equipes de Águas do Paraíba continuam monitorando o rio Paraíba e seus afluentes em todos os município a montante de Campos dos Goytacazes. "Mas, não há motivo de preocupação maior", explica o engenheiro Juscélio Azevedo acrescentando, entretanto, a necessidade de manter plantão permanente, para qualquer intervenção que seja necessária.

Os clientes de Águas do Paraíba podem solicitar informações, orientações e serviços através do telefone Ligue-Água. O número é 115. O atendimento é feito 24 horas e também nos fins de semana.

Águas do Paraíba está acompanhando toda a situação. E mantem 12 caminhões pipas, prontos para serem acionados, caso haja necessidade, além de dez equipamentos para limpeza de fossas e desobstrução eventual de redes de esgotos, além de retoescavadeiras, frota com 30 veículos leves, médios e pesados, 20 motocicletas e até barcos.

          Adelfran Lacerda
         Superintendência
Assessoria de Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr. Claudio aproveitando o espaço gostaria de solicitar ao Sr. Aldefran, que monitorasse a rua Waltamar Fernandes Pimentel, pois tem o piscinão e ainda existem esgoto ligado na rede pluvial que além de dificultar o escoamento das águas de chuva e das enchetes as fezes se misturam causando um transtorno tanto na cheia e depois.
Na rua existe rede de esgoto logo não tem neessidade de fazer ligações na rede pluvial.
Outro fato é que na esquina da travessa Santo Elias existe uma bomba da empresa Águas do Paraíba para puxar o esgoto e bombear para subestação, e com tudo isso, não tá dando vencimento e o retorno de todo o esgoto vem para rua Waltamar.
Ficaremos grato pela colaboração do sr. Aldefran