segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

STF: 75% DOS INQUÉRITOS SOMENTE COM INICIAIS DOS INVESTIGADOS

O site último segundo informou que devido à orientação dada no segundo semestre do ano passado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluzo, 75% dos 48 inquéritos que chegaram à Corte desde agosto, quando foram retomados os trabalhos da Justiça, contam somente com as inicias dos nomes das autoridades investigadas. A medida, que vai na contramão da transparência, impede que o cidadão saiba quais as figuras públicas que estão na mira do judiciário.

Comento no blog

Como advogado não vejo a medida na contramão da transparência. Pior do que a colocação das iniciais dos acusados na capa dos inquéritos, é assistir grande parte da mídia nacional destruir algumas vidas via fartas manchetes jornalísticas e após a absolvição de alguns, não oferecer de forma voluntária, o direito de resposta ou promover a retratação. A Rede Globo, por exemplo é campeã nesse modus operandi.

A medida, ao meu sentir é  preventiva, afinal, estando na fase de inquérito, não há denúncia formalizada, logo, a exposição prévia pode ser nefasta.

Cláudio Andrade   

2 comentários:

Anônimo disse...

Prevenir o quê , se a imensa maioria dos políticos investigados, tem sim ,¨culpa no cartório¨?
É mais uma medida que beneficia os compadrios para usar palavra do discurso da presidenta Dilma ao afirmar que combaterá por todos os meios o ¨compadrio e a corrupção¨.
E por que os 25% restantes não terão tb apenas as iniciais?

Anônimo disse...

brincadeira DR, cade a democracia ,em que estes lárapios são melhores do que os vinte cinco por cento? ah, por falar em MODUS OPERENDIO como diria seu creiçio do casseta A GLOBO AH TÁ, mas o DR, esqueceu do DIÁRIO especialista no assunto por que será?
FALCÃO