terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TEM INÍCIO O RECADASTRAMENTO DAS BOLSAS DE ENSINO EM SJB


     Começou na última segunda-feira, dia 04, e vai até o próximo dia 22, o recadastramento para as bolsas de estudo oferecidas pela prefeitura de São João da Barra. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 9h às 16h30, na Secretaria Municipal de Educação. Para se recadastrar, o aluno deve apresentar, além dos documentos pessoais, o CR (médias das notas obtidas na faculdade) e um comprovante de renda atualizado. É preciso, ainda, apresentar o comprovante da re-matrícula.
     — Os alunos que não fizerem o recadastramento terão suas bolsas suspensas. E quem não prestou conta dos pagamentos de outubro, novembro e dezembro de 2009 também não terá mais a bolsa. Quem teve algum imprevisto também, e por acaso tenha atrasado o pagamento por algum motivo, basta procurar a secretaria que nós vamos tentar resolver a situação da melhor forma possível para o aluno e para a prefeitura também. Mas é necessário nos procurar para fazer o recadastramento — explica Cláudia Gaia, responsável pelo departamento das bolsas de estudo.
     São mais de 900 alunos beneficiados com as bolsas que variam de 60% a 80%, ou até mesmo integrais, no caso dos cursos de Medicina e Odontologia. A porcentagem aumenta de acordo com as médias dos alunos. Quem tira média 7, por exemplo, ganha 70%. Quem tira nota 8, ganha 80%, o valor máximo. Duas vezes por ano, as faculdades enviam a relação de alunos que estão se formando. Desta forma, há abertura de vagas para novos alunos.
     — O dinheiro é depositado na conta do aluno que deve pagar à faculdade e trazer o comprovante para a secretaria. É preciso manter as notas boas também. Quem tira menos que a média 7, recebe 50%. Temos tido um bom retorno quanto à responsabilidade do aluno nessa questão. Repassar o dinheiro a eles é muito mais prático do que direto às faculdades. Temos alunos em todas as faculdades de Campos e também em outras cidades, em cursos que não são oferecidos aqui, por exemplo — ressalta.
     Cláudia Gaia acrescenta ainda que, um projeto está sendo montado para os bolsistas que já se formaram prestem serviço ao município. Trata-se de uma proposta já assinada por cada um deles no termo de responsabilidade ao adquirir as bolsas.
     — Por ser também professora, a prefeita Carla Machado é muito sensível à questão da educação. Ela aumentou o número e o percentual de bolsas no município. Hoje, só não faz faculdade quem não quiser, pois a prefeitura oferece todo o apoio para o aluno estudar também. Na cidade, temos cursos técnicos na Faetec, em parceria com o IFF, além de oferecer transporte integral para o aluno. O 5º Distrito também é beneficiado com ônibus escolar e uma van, para os lugares onde o ônibus não vai.

Nenhum comentário: