O site Campos 24 horas divulgou que foi confirmado o primeiro caso de dengue hemorrágica em Campos. dos Goytacazes. A nota foi dada pela pela assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Aquino. Segundo ela, o resultado do exame de sangue de um homem, de 45 anos, foi positivo.
Comento no blog
A Secretaria de Saúde de Campos deveria dar aos casos de dengue, o mesmo tratamento informativo reservado ao casos de H1N1. A publicidade nesse momento é de suma importância, pois a grande maioria dos munícipes não possuem a noção exata do perigo da doença, nem mesmo as formas eficazes de prevenção.
Vale dizer, que qualquer pessoa pode contrair a dengue. A infecção ocorre através de picadas de mosquitos do tipo Aedes. O principal deles é o Aedes aegypti, muito parecido com os pernilongos convencionais.
A picada é na maioria das vezes indolor e não causa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.
O mosquito passa a transmitir a doença depois do período de incubação, contado a partir de quando pica uma pessoa infectada. Este período pode durar de oito a 12 dias. Nos seres humanos, o vírus permanece em estado de incubação durante três a 15 dias até que os sintomas sejam percebidos.
Eu sugeri, a algum tempo, que a Prefeitura montasse um blog da dengue, onde todos poderíam acessar as informações acerca da evolução dos casos, entretanto, até o presente momento, acho que a idéia não foi bem recebida.
Cláudio Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário