sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O 'TOQUE' DE EIKE BATISTA NAS ELEIÇÕES DE SÃO JOÃO DA BARRA.




Estou terminando de ler o livro "Honoráveis bandidos" do jornalista Palmério Dória, acerca da vida política de José Sarney. Na página 107 encontrei dados relevantes acerca das ações de um mineiro de Governador Valadares chamado Eike Batista.

Para os que não sabem, Eike é considerado o homem mais rico do Brasil e ocupa a posição 61 no mundo. Eike foi alvo da operação 'Toque de Midas' da Polícia Federal, que investigava fraudes em licitações de concessões de estradas de ferro no Amapá.

Entretanto, o ponto que chamou a minha atenção foi a informação de que Eike Batista foi o maior contribuinte individual da campanha de Roseana Sarney. A doação foi de 1 milhão de reais.

Tenho 'batido' em uma tecla, onde afirmo que Eike será o grande orquestrador das eleições municipais de São João da Barra. Eike não quer somente os 'louros' do progresso da região, proporcionados pelo superporto do Açú. Ele possui grandes interesses políticos, afinal por mais rico e influente que seja, sabe muito bem que sem uma forte base de apoio político, os seus investimentos não caminham com a celeridade desejada.

As campanhas eleitorais que fazem parte do perfil de doação do megaempresário são as de Prefeito de São João da Barra e as de  Deputado Estadual e Federal. Não estranhem,  caso surja em nossa região, um nome novo, com forte estrutura financeira, apto a disputar uma cadeira na Assembléia do Estado do Rio de Janeiro.

As articulações políticas, que estamos assistindo em São João da Barra, nos últimos meses, são apenas pontas de iceberg. Quando o 'rolo compressor' empresarial de Eike entrar em campo, veremos quem são realmente os políticos que irão defender a nossa região.

Cláudio Andrade.


Nenhum comentário: