quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

UM MÉDICO PARA RESPONDER.

Hoje precisei ir à Unimed, pois a minha filha estava com uma alergia. Nada grave. Durante o tempo em que estive lá, pude observar a entrada de três crianças na faixa etária de três anos. Estavam desidratadas, vomitando, necessitando de soro. Coisa dessa época de Verão.

O que me chamou a atenção foi a dificuldade que as enfermeiras tiveram para colocar o soro na veia da criança. Alguns pode dizer: cada caso é um caso. Não é. Isso ocorre sempre. No dia 22 de Dezembro de 2007 a minha filha recebeu mais de quarenta picadas de agulha. As enfermeiras não conseguiram achar a veia. Só faltou tentarem na testa.

Hoje a história se repetiu. Duas enfermeiras seguravam a criança e duas outras tentavam achar a veia. O sofrimento da criança é algo impressionante, apesar de termos a consciência de que é necessária a aplicação do soro.

Diante disso vai a pergunta: Não existe outra forma de aplicar o soro sem que haja necessidade de submeter uma criança a essa tortura física e psicológica? Com a palavra os médicos.

Cláudio Andrade.

2 comentários:

Flavia D'Angelo disse...

Sem defender ou polemizar,Cláudio, infelizmente, dependendo do grau de desidratação, a venosa é a indicada. Em alguns casos vale a rehidratação oral, ficando a critério do médico. O problema é que veia de criança é coisa muito difícil, necessitando de muita experiência, com muita prática. Quando vc diz enfermeiras, deve estar se referindo a técnico de enfermagem, sem desmerecê-los.Criança+desidratação=veias difíceis de serem puncionadas. Vale tb a punção venosa de jugular, e dependendo da idade da criança, a punção em cabeça, mas pelo jeito, não seria o caso. Para se evitar esse sofrimento e desgaste, após no máximo duas tentativas(ao meu ver), o Enfermeiro poderia puncionar a jugular externa, ou então, solicitar ao médico anestesista a punção, sendo este profissional preparado tecnicamente para situações assim.

Anônimo disse...

Flávia, com todo respeito à sua abalizada orientação( tudo indica que vc tem conhecimento na área de saúde) mas, os nossos hospitais estão carecendo de profissionais capacitados( as "pseudo" faculdades, até com autorização de funcionamento pelo MEC ) ESTÃO COLOCANDO NO MERCADO médicos, enfermeiros e outros profissionais totalmente DESQUALIFICADOS . Outro dia ,presenciei um enfermeiro bem vestido, higienicamente correto tentando "pegar" a veia de um senhor idoso. Vc não imagina o grau de desatenção, incompetência desse moço.Por fim, ele chamou outro que chegou rindo e pediu ao "vovo" que ficasse quietinho , porque eles não são mágicos para fazer tudo com tamanha perfeição. Daí, nada conseguido, chegou uma enfermeira da UTI e, logo, logo conseguiu. As Faculdades ou cursinhos preparatórios nesse caso têm culpa no cartório. são "Empresas" preocupadas com o financeiro e, nunca com a qualidade do profissional.Façamos a nossa parte: DENUNCIEMOS.