sábado, 3 de janeiro de 2009

CHUVAS DE MINAS PREOCUPAM CAMPOS.

Campos dos Goytacazes — onde 23 mil pessoas continuam afetadas pelas cheias — está em alerta. Ontem voltou a subir em quatro metros o nível dos rios Ururaí e Paraíba do Sul, que cortam a cidade. “As águas devem chegar a Campos segunda-feira, podendo causar alagamentos”, disse o comandante-geral da Defesa Civil, Henrique Oliveira.

Na madrugada de ontem, a prefeita Rosinha Garotinho ainda visitava os distritos de Sapucaia e Três Vendas, para onde foi logo após a posse, na noite de quinta-feira. Nos dois distritos, cerca de 5 mil pessoas estão desalojadas. “Minha prioridade será ajudar as vítimas da enchente”, destacou Rosinha, que anunciou a construção de 2.500 casas populares para quem vive em áreas de risco, com entrega prevista para meados de 2010.

Até as águas baixarem, desabrigados e desalojados de Campos estão em escolas da rede pública. Doações de água, alimentos, remédios e roupas têm chegado de todo o estado e até mesmo de municípios de Minas Gerais e São Paulo. A Defesa Civil pede que quem puder ajudar envie mantimentos, roupas ou remédios a qualquer quartel do Corpo de Bombeiros.

Será reaberto o único posto de saúde de Sapucaia, que funcionará 24 horas por dia, segundo a prefeita. Ela prometeu enviar um gerador de energia para Três Vendas, já que as poucas casas que não foram alagadas estão sem luz por causa da enchente.

Este é o caso do aposentado Emir da Cruz Vieira, 63 anos, que acolheu cerca de 50 pessoas, mas há uma semana está sem eletricidade. “Não poderia ficar de braços cruzados só assistindo ao desespero dessas pessoas. Mas, sem luz, está sendo muito ruim, principalmente para as crianças, que estão sofrendo com o calor”, afirmou.

Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Paraíba do Sul já atingiu 10,02 metros — 4,42 metros acima do normal. Com isso, os técnicos da prefeitura tiveram que fechar às pressas o corte que havia sido feito na BR-356 para escoar a água que estava retida em Três Vendas.

Fonte- O Dia.

Nenhum comentário: