segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Começa recadastramento do Cartão Universitário‏ em SJB



A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra definiu o calendário para o recadastramento dos beneficiários do Programa Cartão Universitário, que concede auxílio financeiro aos sanjoaneses matriculados em instituições privadas de Ensino Superior. No segundo semestre de 2013, cerca de 850 universitários foram contemplados pelo programa e puderam estudar na área desejada.

O recadastramento será entre 28 de janeiro e 06 de fevereiro. Para facilitar o atendimento, serão destinados dois dias para atendimento a determinadas instituições. Nos dias 28 e 29 de janeiro, deverão comparecer a secretaria de Educação, que fica à Rua são Benedito – Centro, os universitários matriculados na CBM, CNEC, Batista, FDC, FMC, FOC, FMP, UCB, UVA, ArcoVerde, Ulbra, Unifeso, Unig, UVV, Unisuam, UniGranRio, Uniasa, Unisul, Redentor e Souza Marques. Já nos dias 30 e 31 é a vez dos graduandos da Fafic, IseCensa e Unapar.

No mês de fevereiro, os universitários da Ucam e Universo deverão apresentar a documentação exigida nos dias 03 e 04. O recadastramento será encerrado nos dias 05 e 06, com os graduandos da Estácio de Sá.

Todos deverão apresentar o Título de Eleitor, originais e cópias dos comprovantes de renda, residência e boleto pago de janeiro ou fevereiro. Deverá ser entregue também o Coeficiente de Rendimento do 2º semestre de 2013 e a declaração informando o período ou ano que o universitário cursará no 1º semestre de 2014. Ambos os documentos são emitidos pelas instituições de ensino.

A partir de março, os universitários terão que apresentar, na prestação de conta mensal, os boletos pagos e anexar uma declaração de frequência. Quem não apresentar a declaração, emitida pela faculdade, terá o pagamento do mês seguinte suspenso.

Para ter acesso ao Programa Cartão Universitário, é necessário que o interessado comprove residência no município, além da necessidade, que passa pela investigação socioeconômica feita por assistentes sociais. O programa oferece a mesma oportunidade a funcionários da Prefeitura. Através dessa iniciativa, o governo vem apostando na qualificação do servidor nos mais variados cursos de graduação.

— O mais importante deste programa é a permissão que ele tem de levar estudantes a qualquer parte do Brasil. São João da Barra hoje tem aluno em Vitória estudando Medicina, no Rio de Janeiro, cursando Artes Dramáticas e Medicina Veterinária e outros — declara o gestor administrativo, Edmar Carvalho Vilaça.

Os contemplados pelo programa podem receber entre 50% e 80% da mensalidade, de acordo com o rendimento do universitário no semestre anterior. Para os cursos de Odontologia e Medicina, a Prefeitura oferece bolsa integral. De acordo com Edmar, somente após o recadastramento poderá ser avaliada a inscrição de novos beneficiários.

A secretária de Educação e Cultura do município, Leide Cristina Soares, acredita que o Programa estimule o sanjoanense a conseguir uma carreira promissora. “Nada melhor que a pessoa poder estudar e trabalhar com aquilo que realmente gosta. O Programa Cartão Universitário possibilita isso aos sanjoanenses que não poderiam realizar seu sonho devido às condições financeiras”, destacou.

Oportunidade em todas as áreas

O alto custo das mensalidades e o gasto semestral com o material didático eram fatores que preocupavam a jovem Maria Ivonete Rosa Monteiro, 23 anos, moradora de Atafona, 2º distrito de São João da Barra. De família humilde — pai pescador e mãe marisqueira — ela sabia que realizar o sonho de cursar Odontologia estava muito acima do orçamento familiar.

— Sem o benefício da Prefeitura não teria como eu cursar Odonto, que era minha primeira opção. Já pensava até em outros cursos, mas meu sonho era Odontologia — conta a universitária.

Maria Ivonete fará o recadastramento da bolsa, faltam três semestres para realização do sonho de ser uma dentista. A jovem, que estudou em escola pública, conta com o auxílio do Programa desde o primeiro semestre. “Já penso no meu futuro profissional, em fazer uma especialização. É uma grande iniciativa da Prefeitura oferecer bolsas aos sanjoanenses”.

Já Jhonatan da Silva Martins, 22 anos, não vai passar pelo processo de recadastramento. Ele concluiu o ensino superior em 2013, se formou em Educação física e teve o benefício da prefeitura em todos os períodos da faculdade.

Atualmente, Jhonathan tem uma escola de dança de salão e atua também com personal trainer. “O campo da Educação Física é grande e vasto, há sempre espaço para um bom profissional atuar”, afirmou.

O professor de dança de salão considera importante a graduação superior, porque tem sede de conhecimento. O benefício da Prefeitura contribui para a formação do jovem, que sempre estudou em escola pública. “Eu considero importante uma graduação superior, tenho sede de conhecimento. O setor de bolsa é bom estão de parabéns em ajudar a população a estudar”.

Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: