terça-feira, 26 de novembro de 2013

Programa de Saúde do Idoso faz mobilização em Quissamã


A Secretaria de Saúde de Quissamã, por meio da Coordenação do Programa Saúde do Idoso, vem realizando treinamentos para ensinar aos profissionais dos postos de saúde, especialmente os agentes comunitários e técnicos de enfermagem, preencher a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Nesta terça-feira (26), a ação aconteceu no PSF do Centro.

A caderneta é preenchida no momento da realização da visita domiciliar, onde haja um morador com mais de 60 anos, ou na unidade de saúde quando a pessoa for se consultar. A função primordial do preenchimento é propiciar um levantamento periódico de determinadas condições do indivíduo idoso e de outros aspectos que possam interferir no seu bem-estar.

Antes do adoecimento orgânico, a pessoa idosa apresenta alguns sinais de risco e é função do profissional de saúde, por meio do registro na caderneta, identificar esses sinais para que as ações possam ser assumidas de maneira precoce, contribuindo não apenas para a melhoria da qualidade de vida individual, mas também para uma saúde pública mais consciente e eficaz

Segundo a Coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Viviane Motta, o preenchimento da Caderneta de Saúde se dá a partir da própria fala do indivíduo. “A caderneta é um documento que a pessoa idosa deve carregar sempre consigo e que pode, eventualmente, ser acessada por outras pessoas”, afirmou Viviane. Nela constam dados de identificação, atuais problemas de saúde, medicamentos usados, entre outros.

Nesta quarta-feira (27), o treinamento será realizado no PSF de Santa Catarina. Os PSF´s de Barra do Furado e Caxias receberão a visita na segunda semana de dezembro, encerrando a ação.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: