terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quissamã abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia




"Evento mobiliza alunos do 2º segmento"

A primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi aberta na manhã desta terça (22), e vai até quarta (23), no Parque de Exposições, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". O evento segue a orientação dos Ministérios da Educação, Esporte e Ciência, além da Tecnologia e Inovação. O objetivo é estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a esse tema.

No local, uma tenda com 450m² foi montada para abrigar os estandes.

A cerimônia de abertura contou com as presenças do secretário de Educação, Francisco Carlos Gomes, a subsecretária, Regina Magno, e a coordenadora de Ensino, Amanda Fragoso. A vereadora Isabel Pessanha representou o Legislativo municipal.

A principal finalidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Em Quissamã, o evento que mobiliza os alunos do 2º segmento é organizado pela secretaria de Educação, com incentivo da Guarda Civil Municipal, das secretarias de Esporte e Meio Ambiente, Instituto Federal Fluminense e Faculdade Metropolitana São Carlos.

O secretário de Educação, Francisco Gomes, falou sobre a importância das ações. “A SNCT está sendo realizada em todo país. No Estado do Rio, dos 92 municípios apenas 39 promovem a Semana de Ciência e Tecnologia, e Quissamã está entre eles. Isso reforça a nossa dedicação aos alunos do município”, afirmou.

Olimpíadas — O universo estudantil de Quissamã está em plena movimentação. Nas quadras e demais áreas esportivas a adrenalina, torcida e confraternização seguem em alta com a realização da 16ª edição das Olimpíadas Escolares de Quissamã - OLESQ.

Depois da abertura na segunda-feira (21) as disputas foram reiniciadas hoje. As competições de atletismo ocorreram pela manhã, no Parque de Exposições. No período da tarde o Ginásio Poliesportivo abrigou o futsal. Os jogos seguem até sexta-feira (25).

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: