quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Campeonato de Gêneros Textuais lota o auditório da Prefeitura de Quissamã na final do concurso







A primeira edição do Campeonato Municipal de Gêneros Textuais “Agregando Valores”, foi organizado pela Secretaria de Educação e nesta quinta-feira (24), chegou a reta final. O auditório da Prefeitura de Quissamã foi o cenário escolhido para apresentação dos textos. Os gêneros dissertados foram: poema, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião.

Este projeto tem como objetivo contribuir para melhoria tanto da leitura, quanto da escrita nas escolas que atendem do quarto ao nono ano, incluindo as séries finais do EJA - Educação dos Jovens e Adultos, no CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva. “Cada vez que eu vejo esse auditório lotado de alunos, eu me emociono, pois, percebo que estamos no caminho certo”, afirmou o Secretário de Educação, Francisco Gomes.

O campeonato foi além de um concurso de produção textual. Ele ofereceu aos alunos uma interação com a cultura local, já que o tema adotado foi “Perfil de Quissamã”. Para que os participantes ficassem ainda mais envolvidos com a sua terra, eles puderam visitar os pontos turísticos da cidade, estreitando vínculos com a comunidade e aprofundando o conhecimento sobre a realidade.

Um dos intuitos do tema escolhido era a troca entre os jovens e as pessoas da terceira idade, já que ela possuem inúmeras histórias sobre o seu bairro, sua escola e família. Ao ouvirem histórias, impressões e experiências de vida, acabou rolando um comprometimento: “eu conto a minha história e você a salva do esquecimento”. Esse compartilhar de experiências entre as gerações, abrilhantou ainda mais o campeonato.

O membros da comissão julgadora municipal: Carmen de Queirós Mattoso, professora de leitura do Sobradinho e contadora de história, David da Costa Moreira, ator e professor de teatro também do Sobradinho, Luiz Costa, Jornalista e Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura e Luiz Gustravo Pessanha, professor licenciado em Artes Visuais e administrador do Memorial de Machadinha, e a Luiza Barcellos, Cantora, Animadora Cultural, Veterinária e membro do Grupo Jovem, não tiveram uma fácil missão, mas escolheram os vencedores.

1º lugar do Gênero Textual Poema: Quissamã é meu lugar, da aluna Maura da Hora Azevedo Silva, do 5º ano da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo.

1º lugar do Gênero Textual Memórias Literárias: Memória Viva, do aluno Carlos Júnior Ferreira Silva, do 6º ano da Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos.

1º lugar do Gênero Textual Crônica: Vidas em Quissamã, da aluna Diana Pereira Miguel, do 8º ano do CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva.
1º lugar do Gênero Textual Artigo de Opinião: Quissamã e a sua cultura, da aluna Maria Luciana dos Santos, da IX fase do CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Um comentário:

Anônimo disse...

OLHA O QUE ACHEI NO FACEBOOK:

PREZADOS AMIGOS, COMO DIRETORA ADMINISTRATIVA DO HGG HÁ 04 MESES, NÃO POSSO DEIXAR DE FAZER ALGUNS ESCLARECIMENTOS PERTINENTES.
1- O HGG HOJE PERTENCE A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE, CUJO PRESIDENTE ATUAL É O DR JOSÉ MANUEL MOREIRA, ASSIM COMO O HFM.
2- TODAS AS AÇÕES PARA SEREM REALIZADAS NO HGG DEPENDEM DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE DA AUTORIZAÇÃO DA FMS.
3- RECEBEMOS O HGG DA GESTÃO ANTERIOR COM PROBLEMAS GRAVES E CRÔNICOS, OS QUAIS COM MUITO EMPENHO , SUOR , TRABALHO E ATÉ LÁGRIMAS TEMOS A NOSSA CONSCIÊNCIA TRANQUILA QUE NA MEDIDA DO POSSÍVEL ESTAMOS TENTANDO RESOLVER.
4- NÃO ESTAMOS NEGANDO AOS FUNCIONÁRIOS ÁGUA, NEM MUITO MENOS TRATANDO-OS COM DESRESPEITO, MUITO PELO CONTRÁRIO , TEMOS TRATADO TODOS OS FUNCIONÁRIOS ( DESDE OS SERVENTES ATÉ OS MÉDICOS) COM TODO O RESPEITO QUE MERECEM E COM TODO O CARINHO E ATENÇÃO QUE ME SÃO PECULIARES.
5- PORÉM HIERARQUIAS EXISTEM E NÃO FOMOS NÓS QUEM AS CRIAMOS. PORTANTO DEVEM SER RESPEITADAS POR TODOS, INCLUSIVE NÓS DA DIREÇÃO DO HGG, EM RELAÇÃO AOS NOSSOS SUPERIORES.
6-QUANTO A "MAQUIAGEM " NÃO ENTENDI O QUE TENTAM INSINUAR ,POIS PELO QUE ENTENDO MAQUIAGEM É ALGO QUE VC USA E SAI. TODAS AS OBRAS E BENFEITORIAS REALIZADAS ATÉ O MOMENTO, PODEM DURAR BASTANTE DESDE QUE SEJAM CONSERVADAS. AS PAREDES ESTAVAM SUJAS E FORAM PINTADAS, CADEIRAS RASGADAS FORAM RECUPERADAS.... BANHEIRO DA PEDIATRIA , ESTAVA CHEIO DE MOFO E COLOCAMOS AZULEJOS EM TUDO, ARRUMAMOS SIM, ENFEITAMOS E DECORAMOS, PORQUE O PNH , PARA QUEM NÃO SABE , EXIGE . PNH SIGNIFICA : PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO.
7-O HGG TEM PROBLEMAS ESTRUTURAIS SÉRIOS , QUE EXIGEM PLANEJAMENTO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS E DE OBRAS QUE NÃO PODEM SER REALIZADAS EM UM ESTALAR DE DEDOS, OU UM PISCAR DE OLHOS..
8- O REFEITÓRIO ENCONTRA-SE COM O AR CONDICIONADO COM DEFEITO, PORÉM A RESPONSABILIDADE É DA EMPRESA QUALIVITTA ( TERCEIRIZADA ) , PORÉM POR CONSIDERARMOS PRIORIDADE TAMBÉM O BEM ESTAR E CONFORTO DE NOSSOS FUNCIONÁRIOS, JÁ INTERCEDEMOS JUNTO A EMPRESA SUPRA CITADA , A QUAL NOS GARANTIU QUE NESTA SEMANA O PROBLEMA ESTARÁ RESOLVIDO, A PEÇA COM DEFEITO DEVE CHEGAR DE SÃO PAULO E A ICARAÍ DEVERÁ INSTALAR ATÉ ESTE FINAL DE SEMANA.
9- ADORARIA TER UMA VARINHA DE CONDÃO E RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS COM A BREVIDADE QUE TODOS DESEJAM,MAS SOU HUMANA E AINDA NÃO FAÇO MILAGRES.
10- NO ENTANTO TODA ESTA SITUAÇÃO DEIXA BEM CLARO, QUE QUEM ESTÁ CRITICANDO , ESTÁ FAZENDO-O APENAS POR CRITICAR, SIMPLESMENTE PORQUE NÃO FIZEMOS DO JEITO QUE AS MESMAS QUERIAM. NÃO AJUDAM A FAZER E NEM APRESENTAM SOLUÇÕES RESOLUTIVAS. APENAS QUEREM APARECER DE QUALQUER JEITO, ESQUECENDO-SE QUE A TODA AÇÃO REVERTE UMA REAÇÃO.
11- TENHO QUE MUDAR ENTÃO MINHA FORMA DE VER ESTAS PESSOAS, QUE COM CERTEZA NÃO QUEREM MELHORAR NADA, NEM MESMO A SI PRÓPRIAS, ACHANDO QUE O MUNDO GIRA AO REDOR DE SEUS UMBIGOS.
12- SÓ POSSO PEDIR UMA COISA: "SENHOR , PERDOA-OS , PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM". É MUITO FÁCIL FALAR.... EU QUERO VER É FAZER.

ATENCIOSAMENTE,

DOLORES F.M ARAÚJO- DIRETORA ADMINISTRATIVA DO HGG