quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Alunos da E.M Frederico Paes Barbosa em Campos estão sem aula há um mês





"Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, em Guarus, Campos, estão há um mês sem aula. Os pais temem que os filhos tenham que repetir o ano por causa do problema. Na sala do 5º ano estudam 43 alunos.

Mãe do aluno Elias Fonseca da Silva, 12 anos, a dona de casa Rosalice Gomes Fonseca, moradora no Parque Santa Clara, disse que foi informada que não há aula por causa da falta de professor e não tem previsão para o retorno das atividades.

“O ensino lá sempre foi muito ruim. Pode olhar o caderno do meu filho. Ele é um menino estudioso e caprichoso. Só que sem professor não tem como aprender. Até hoje ele ainda troca algumas palavras. São coisas que não deveriam mais acontecer”, declarou a mãe.

A dona de casa Tatiane Ribeiro de Oliveira é mãe de Daniel Oliveira da Conceição, 11 anos, que estuda na mesma sala de Elias. Tatiana também se queixa que o filho tem problemas para aprender. Por causa da dificuldade, ela passou a pagar uma orientadora para que o menino consiga passar de ano.

“Para que serve orientadora se na escola não tem aula? Todos os dias eu vou lá e eles falam que é para esperar em casa, que está sem professor pra dar aula. Eu não aguento ver meu filho em casa parado, sem aprender. Não é justo com ele”, argumentou Tatiane.

Além das queixas quanto à aprendizagem, as mães também reclamam que os filhos não recebem uniforme e material escolar.

“Todo ano tenho que comprar mochila, caderno, caneta e outras coisas. Ele tem que ir com uma camisa de uniforma rasgada, pois não recebeu uma nova”, reclamou Rosalice".

Terceira Via

6 comentários:

Anônimo disse...

É por isso que li em algum lugar e replico:sobre os professores,querem saber…:qual a única categoria de servidores municipais possui plano de carreiras em atividade?;qual a única categoria que já recebeu progressão ou promoção no plano de carreiras do município?;qual a única categoria que recebe adicional por cursos de graduação,pós-graduação(especialização),mestrado ou doutorado de 10,20 30 até 40%por curso em seus salários?;qual a única categoria municipal que recebe gratificação anual até por assistir palestras dadas pelo próprio empregador(pmcg)?;qual a única categoria que qdo trabalha em algum distrito viajava de graça nos ônibus?;qual a única categoria que é “premiada”com bônus em seus salários por fazerem o que já seriam seus deveres(estar,nesse caso,lecionando “em sala de aula”e que seus alunos aprendam e demonstrem isso no IDEB)?;qual a única categoria municipal que possui 2 períodos de férias remuneradas?;qual a que,diferentemente de todas as outras profissões,não trabalha no dia dedicado ao seu ofício?;qual a que NUNCA está satisfeita com NENHUM empregador(municipal,estadual,federal,público,privado,internacional,multinacional…)?
Obs:o professor merece tudo do pouco que já conquistou e mto mais,deve manifestar-se para que sempre ocorram melhorias na sua profissão.Mas gostaria que todas as coisas acima se estendessem a toda categoria profissional municipal,pois TODAS são importantes,e deveriam ser também valorizadas.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, o professor deve SIM continuar a reivindicar por seus direitos e dos alunos. E essas migalhas que o governo oferece aina é pouco para suprir aquilo que passam dentro das escolas. Parece ser muito, né? Tantaaaaas gratificações..... Mas não chegam nem perto do que eles merecem!! E quem duvida faça o favor de passar somente um dia dentro de uma unidade escolar, mas não vá nas escolas modelos não... Vá nessa escola citada, por exemplo!!!

Em segundo lugar, essa mãe citada na entrevista... Se ela está tão insatisfeita assim com a escola gostaria de saber o motivo pelo qual o filho continua estudando na unidade??? Existem tantas outras....

Ao invés de criticar a escola reclame com a pessoa certa, ou seja com o poder, porque uma escola pública não tem autonomia para fazer nada sem ordem da Secretaria de Educação. Ela não pode contratar professores. Deve vir de cima. Então a pergunta que não quer calar???? Por que a SMECE não enviou ainda um professor substituto??? A cobrança deve vir de lá e não de criticar uma instituição séria, com professores comprometidos com o trabalho. E à propósito, a professora afastada está sim, devido a problemas de saúde, onde qualquer um tem direito de adoecer.

FALAR É FÁCIL! Só que falam das pessoas erradas.......... Vamos acordar, povo!!

Anônimo disse...

É muito engraçado como agora qualquer coisa vai parar na mídia. Os alunos do Estado ficam sem professor pelo mesmo motivo (licença médica) e não dá tanto ibope. Por que será?

Neyde disse...

Uai!Não tem aula porque os professores vivem de atestados,e os outros estão nas ruas fazendo badernas!Os alunos do estado também estão sem aulas como minha filha,e ninguém fala nada!A mídia prefere esconder os fatos se tratando do governo estadual.Sinto vergonha de vcs!Favor postar!

Anônimo disse...

Neyde, cobre das autoridades uma escola de qualidade, junte-se aos professores, pois eles não estão pensando só neles.O governo quer isso que você está fazendo; se contentar com pouco.

Anônimo disse...

Tudo isto é muito mais do que falta de gestão da Secretaria de Educação do governo Rosinha Garotinho, é falta de boa vontade de resolver a situação em alguma coisa, para não falar que é de interesse deles criar uma geração perdida em Campos que vai depender de cheque cidadão!