quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeito prestigia I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Quissamã




Quissamã é um dos 39 municípios do Estado a participar da 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e integra esse grupo pela primeira vez na história do município, realizando desde a última segunda-feira (21) um grande evento que segue com atividades variadas até a sexta-feira (25).

Na manhã de hoje (23), o prefeito Octávio Carneiro, acompanhado pela secretária de Governo, Ana Alice de Barcelos; o secretário de Educação, Francisco Carlos Gomes, e a coordenadora de Ensino da SEMED, Amanda Fragoso, prestigiou os trabalhos expostos na 'Tenda da Ciência', montada no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva, onde recebeu a visita da coordenadora da SNCT 2013 no Estado do Rio, Fátima Brito, e equipe.

Segundo a coordenadora, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma das mais importantes políticas públicas implementadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no campo da popularização da ciência. “Estas ações têm proporcionado maior conhecimento e valorização da ciência existente em cada cidade. Diversas secretarias municipais de ciência e tecnologia foram criadas no estado; há um grande interesse na criação de museus e centros de ciências e as feiras de ciências retomam um importante papel nas escolas federais, estaduais, municipais e particulares. O fundamental é que cada cidade se descubra nessa área e que fomente junto à sua população uma discussão qualitativa em torno da ciência”, ressaltou Fátima Brito.

Mãe e filha, Dona Rosane Peixoto Manhães e Edilânia Peixoto Manhães, ambas moradoras de Barra do Furado, prestigiaram a participação dos alunos da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner no evento e gostaram do resultado. “Essas atividades são importantes porque reúnem os estudantes e eles aprendem melhor, está tudo muito bonito”, disseram.

O prefeito Octávio Carneiro destacou a importância da SNCT no município. “Quissamã não poderia deixar de participar de evento de tamanha importância. A mobilização em torno das atividades realizadas por parte dos alunos, professores, servidores e todos que se dedicaram para o sucesso da Semana nos deixa orgulhosos e com cada vez mais certeza de que a população está integrada ao desejo de desenvolvimento para o qual estamos trabalhando”, pontuou Octávio.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Quissamã segue a orientação dos Ministérios da Educação, Esporte e Ciência, além da Tecnologia e Inovação. Com o tema "Ciência, Saúde e Esporte", em referência aos grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o objetivo é estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.

Na Tenda da Ciência, o público pôde participar de oficinas que ensinaram a produzir sabão, a utilizar pneus velhos na confecção de hortas e a fazer papel reciclado. Os visitantes também observaram como funciona uma estação de tratamento de esgoto e aprender princípios de compostagem de resíduos orgânicos domésticos. Também foi possível buscar orientações sobre avaliação nutricional, rotulagem de alimentos e ainda fazer um teste de personalidade esportiva. Conhecer um pouco mais sobre o patrimônio de Quissamã e as práticas tradicionais de restauração, além de visitar a I Feira Regional Cultural Geográfica e a I Mostra Municipal de Fotografias.

No Palco da Ciência, da Saúde e do Esporte foram realizadas apresentações de jongo, dança e capoeira, peças de teatro, entre outras atividades. No Conversa Científica, dias 22 e 23, uma série encontros com o público discutiu DST's, noções básicas de astronomia e suas utilidades, tabagismo, sexualidade e gravidez na adolescência, prevenção de saúde bucal, entre outros temas. No CIEP Brizolão - 465, dias 22 e 23, o IFF Quissamã realizou um workshop de audiovisual (filmagem e edição) e no auditório da Prefeitura, nesta quinta-feira (24), acontece o I Campeonato Municipal de Gêneros Textuais.

Segue até sexta-feira (25), a 16ª OLESQ – Olimpíadas Escolares de Quissamã, com atividades em diversas modalidades realizadas no Ginásio Polieportivo, Parque Aquático e CIEP Brizolão 465.

A realização da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município foi realizada pela Prefeitura de Quissamã e contou com a participação das secretarias de Municipais de: Educação, Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca, Esportes, Defesa Civil Municipal, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, a empresa que integra o Programa Quissamã Empreendedor DN Industrial, escolas municipais e instituições de ensino como IFF e Famesc.

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: