quarta-feira, 12 de junho de 2013

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural realiza Conferência em SJB






O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural vai realizar nesta quarta-feira (12), a 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário em São João da Barra. O evento, que vai ser realizado no Auditório Municipal a partir das 8h, faz parte da primeira etapa da 2ª Conferência Nacional, que acontece em outubro deste ano. A Conferência vai contar com a presença de autoridades municipais e estaduais, membros da sociedade civil organizada e da população.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pedro Nilson, a Conferência está dividida em eixos temáticos que visam discutir o desenvolvimento rural.

A Conferência Municipal será norteada pelos eixos temáticos que vão ser discutidos durante a etapa nacional que acontece em outubro. Também vamos debater propostas para a melhoria do desenvolvimento rural do município voltadas, especialmente, para a questão da agricultura familiar — disse.

Os eixos temáticos debatidos são: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais; abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social; autonomia das mulheres rurais; autonomia e emancipação da juventude rural e a promoção do etnodesenvolvimento. Após a análise dos itens, vai ser criado um documento constando diretrizes, estratégias e propostas que serão levadas para à 2ª Conferência Nacional.

Conferência Nacional- O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizarão em outubro a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). O objetivo central da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada.

A 2ª CNDRSS se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal, reafirmando e atualizando as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que resultaram, especialmente, na formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural – PDBR, base para a construção do Plano Nacional.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: