sábado, 15 de junho de 2013

Câmara de SJB realiza sessão solene para entrega de honrarias dia 17 de junho




A Câmara de São João da Barra vai realizar no próximo dia 17 (segunda-feira), às 18h, a outorga da Medalha do Mérito Barão de Barcelos, que este ano, homenageará o sanjoanense César Martins de Oliveira, ex-jogador profissional de futebol. A noite será marcada também pela entregado Título de Cidadão Sanjoanense a 45 personalidades que vem prestando relevantes serviços ao município. A solenidade marca as comemorações dos 163 anos de reconhecimento do município de SJB à categoria de cidade. Para possibilitar o acesso a um maior número de pessoas, o evento será realizado no Cine Teatro São João.

– É com muita alegria que a Câmara promove essa sessão solene, que já faz parte do calendário de eventos do nosso município. E o nome deste grande atleta sanjoanense para receber a Medalha Barão de Barcelos não poderia ter sido melhor escolhido. Nada mais justo que reconhecer o trabalho e o talento de uma pessoa que tanta alegria e orgulho proporcionou ao povo sanjoanense – destaca o presidente da Casa, Aluizio Siqueira.

Biografia - César Martins tem uma história marcada por muitos gols e conquistas. É eterno ídolo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, pois deu ao clube, o primeiro título internacional (na Copa Libertadores de 1983). O sanjoanense conta que está feliz em ser agraciado com a maior condecoração do município. “Essa comenda é uma honra muito grande e fico feliz por ter nascido aqui e ter levado o nome de SJB por onde passei”, disse César, que reside em Atafona.

César Martins tem 57 anos e foi na infância que começou a gostar de futebol. Iniciou carreira no Fluminense de SJB, jogou no Americano (Campos), no América (RJ), tornando-se profissional e artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1979, marcando 13 gols. Atuou no Benfica de Portugal (onde foi campeão Português, campeão da Taça de Honra e campeão da Taça Portugal). Depois, foi comprado pelo Grêmio e entrou para a história ao marcar o gol que deu o primeiro título internacional ao clube na final da Copa Libertadores de 1983 (exatamente 30 anos atrás).

Mais tarde, o jogador sanjoanense foi emprestado ao São Bento de Sorocaba, jogou também no Paysandu de Belém do Pará, no Pelotas-RS e, por fim, voltou ao Grêmio - onde largou as chuteiras, aos 32 anos, devido a uma lesão entre o fêmur e a bacia.

Fonte: assecom

Nenhum comentário: