segunda-feira, 10 de junho de 2013

Aeromóvel de Rosinha: trezentos milhões e muitas indagações


Jornal Terceira Via 

No último dia 27 de maio, a Câmara dos Vereadores de Campos autorizou o Poder Executivo (mediante a Lei nº 8.354) a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 300 milhões.

Referido numerário será aplicado na execução de empreendimentos integrantes do Programa de Infra-estrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (PRÓ-TRANSPORTE) para implantação de um aeromóvel.

Certo que qualquer investimento que vise à melhoria da mobilidade urbana é bem-vindo. Contudo, o valor chancelado pelo Poder Legislativo nos remete a uma indagação: de fato, um aeromóvel é indispensável ao nosso município?

Mesmo após a implantação do Projeto de ‘passagem a 1 real’, os usuários de ônibus sofrem para a efetiva obtenção desse serviço. Muitos desistem e optam forçosamente pela precariedade das vans. Não conseguem ter à sua disponibilidade uma frota de qualidade e não há quantidade suficiente para abranger todos os bairros e distritos.

Dessa forma, vários empregadores convivem com o atraso involuntário de seus empregados uma vez que, diante do caótico serviço de transporte público em nossa cidade, eles não chegam aos seus locais de laboração na hora aprazada.

Vale dizer que nosso município tem localidades que carecem de horários alternativos de ônibus; outras localidades sequer dispõem de transporte público legalizado em tempo razoável.

Nessa linha, a autorização concedida pela Câmara à Prefeitura é, no mínimo, incoerente. A precariedade do transporte público em nossa cidade é tamanha. Acaso o valor chancelado (trezentos milhões) tivesse outro direcionamento, qual seja: diminuir as deficiências dos meios de transporte já existentes, estaria a Prefeita Rosinha marcando um grande tento.

Em que pese já ter havido a promulgação da Lei 8.354, a Prefeitura de Campos ainda não noticiou qual o trajeto que constará no projeto do aeromóvel. Isso é preocupante já que em, nosso município, há regiões sem capacidade de absorver qualquer implantação dessa monta.

O financiamento de até trezentos milhões inclui a organização infra-estrutural dos trajetos?

Outro ponto preocupante consta do teor do artigo quarto da mencionada lei. Nele, o Poder Executivo consignará nos orçamentos anuais e plurianuais do município de Campos (pelos prazos que vierem a ser estabelecidos para empréstimos e financiamentos) dotações suficientes à amortização do valor principal.

Uma leitura perfunctória desse dispositivo já enseja uma dúvida crucial: quem custeará as dotações acima referidas? Nós, os contribuintes?

Qualquer empreendimento que vise a investir na mobilidade urbana é digna de aplauso. Por outro lado, não se pode ignorar a atual situação deficitária do transporte público em nossa cidade sob pena de se investir no futuro em detrimento ao presente.

Trezentos milhões de reais acabariam com o pesadelo da atual situação do transporte público em Campos. No entanto, será investido em um sonho que não é do cidadão campista. E mais: quem custeará isso?

Cláudio Andrade

4 comentários:

Anônimo disse...

Não seg se lembram mas esse projeto foi cogitado por Arnaldo do sua campanha e os partidários de rosinha ridicularizaram o mesmo. E agora!

Davi disse...

Já é costume desse casal gastar dinheiro que os outros vão ter que pagar. Aconteceu isso quando Arnaldo assumiu a PMCG pela primeira vez. Coitado dos próximos prefeitos que assumir a prefeitura, vão ter que assumir uma dívida que não é deles. Perguntamos o por que não fizeram essa dívida no primeiro mandato?

Anônimo disse...

Dentre de um prazo de 6 meses é possivel implantar o sistema de transporte publico com onibus extendido o que tem na cidade de Curitiba, exemplo de successo nacional. Baixo custo e muito eficiente: nesta cidade esperar para qualquer onibus não ultrapassa 1 minuto, impressionante! Vi com meus proprios olhos! O investimento é muito baixo, e todos os bairos podem ser atingidos.

Anônimo disse...

UM VESTIMENTO MUITO ALTO PARA POUCA UTILIDADE. O AEROVIARIO VAI SAIR DO AEROPORTO SEGUINDO A LINHA DE TREM ATÉ A PENHA, QUEM MORA DISTANTE OU TRABALHA DISTANTE DAS ESTAÇÕES, MELHOR PEGAR OUTRA CONDUÇÃO O QUE NORMALMENTE FAZ. QUEM DA DANDO O DINHEIRO É O GOVERNO FEDERAL, VAMOS EMBELEZAR A CIDADE. MAIS OBRAS PARA APURRINHAR.