quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prefeitura de SJB fecha barra da Lagoa de Iquipari




A Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta na última terça-feira (24), o fechamento da barra da Lagoa de Iquipari que havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais que realizavam no local pesca predatória, prejudicando a pesca profissional e a fauna local.

A ação de fechamento da barra teve início às 8h e durou todo período da manhã que contou com o apoio do INEA, da Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Guarda Municipal. Quatro máquinas foram utilizadas, sendo duas retroescavadeiras e duas pás mecânicas.

A abertura da barra provoca um forte impacto na comunidade bentônica, ou seja, mortandade de peixes devido a diferença de características naturais existentes entre a lagoa e o mar,explicou Marcos Sá, Secretário de Meio Ambiente. Isso só traz benefício ao pescador que não sobrevive da pesca, àquele que se aproveita do momento para ganhar um dinheiro a mais. O pescador profissional é contra esta ação e é nosso parceiro, oferecendo denúncias à secretaria quando descobrem essa irregularidade.

A prefeitura está investindo na finalização do Projeto Orla, que consiste numa construção coletiva com todos os órgãos ligados à proteção da orla e do meio ambiente, como o SPU, Ibama, Inea, Marinha do Brasil, Ministério Público Federal e diversas associações locais alem dos usuarios da orla, que visa buscar o uso sustentável das lagoas, proibição do trânsito de veículos no local e praias, entre muitas outras ações de planejamento da orla de São da Barra .

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: