segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

São João da Barra inicia Semana Pedagógica‏



 
Teve início nesta segunda-feira (04), a Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação, sob a temática “Cais do Saber – Conhecer, Aplicar, Integrar, Significando a Educação”. O evento, que prossegue até quarta-feira (06), reuniu diversos profissionais da área entre professores, diretores, orientadores pedagógicos, equipe multidisciplinar, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino.


O prefeito José Amaro de Souza, o Neco abriu o evento lembrando aos professores presentes que a educação é tudo na vida do ser humano e que na semana passada esteve no Rio de Janeiro, buscando firmar um convênio com o CIEE, em que os jovens de São João da Barra terão a oportunidade de fazer estágio remunerado e serem encaminhados para o mercado de trabalho.

– Eu prometi nas minhas campanhas que eu iria dar o primeiro emprego ao jovem sanjoanense e já estamos trabalhando nesse projeto. A secretaria de Educação terá muito recurso dentro do município e este recurso será utilizado ao máximo em prol dos nossos jovens e da nossa população -, afirmou Neco.


Na solenidade de abertura também estiveram presentes a secretária de Educação Leide Cristina Soares, o chefe de Gabinete da prefeitura professor Antônio Neves, a gerente geral Cláudia Gaia e a coordenadora geral ambas da Educação Cláudia Falcão.


Educação mais humana- Abrindo os trabalhos da Jornada Pedagógica, o renomado escritor brasileiro Pedro Bandeira proferiu a palestra intitulada “Uma educação mais humana, transformadora e afetiva é possível!”. Com muito carisma e entusiasmo Pedro fez um discurso motivacional, dizendo que os professores são a única categoria que têm o poder de realizar uma revolução no país, pois o futuro de cada pessoa está no seu conhecimento.


Segundo o palestrante, no Brasil apenas 14% da população possui do ensino médio completo para cima, diferença discrepante do Japão, onde esse número é de 98%. Esse quadro é resquício da história do país, que viveu oprimido pelos colonizadores e depois pela ditadura. – Nunca fomos um povo livre. Os EUA é um país grande porque nunca viveram um só dia de ditadura, eles sempre tiveram a oportunidade de criar, inventar, fazer e acontecer, nós não. Mas o Brasil está mudando, porque agora nós temos liberdade – disse Pedro.


O escritor falou ainda que a função do professor não é a de ensinar e sim a de apresentar, motivar, provocar e o aluno aprende de acordo com a própria vontade, pois o aprendizado é uma atividade individual. – Tudo que sabemos nenhum professor nos ensinou e sim motivou para que nós fôssemos atrás do conhecimento. O professor apresenta uma amostra grátis do conteúdo para que o aluno se interesse e passe o resto da vida se interessando – finalizou.


Programação - Na terça-feira (05), será a vez de Gabriel Perissé, pós-doutor em Filosofia e História da Educação e autor de mais de 20 livros sobre leitura e criatividade, ética, formação docente e didática, falar sobre “A aula inesquecível: O que é qualidade educacional?”. Encerrando a semana, na quarta-feira (06), o autor de livros infantis Flávio Valadares e o musicoterapeuta Rodrigo Lobo ministram a palestra “Redescobrindo o prazer de ensinar”. Ambas as palestras também ocorrerão nos dois turnos.

As informações são da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: