quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS DO CAOS EM PETRÓPOLIS, TERESÓPOLIS E NOVA FRIBURGO

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, percorreu hoje (12) de helicóptero os três municípios da região serrana atingidos pelas chuvas. Ele disse que nunca viu uma tragédia igual à ocorrida nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

“Nunca vi nada igual, nem mesmo nos deslizamentos de Angra dos Reis, no final de 2009. Este é o momento de ver o que pode ser feito para resolver a situação dessas pessoas, buscando, principalmente, desobstruir as estradas e garantir o acesso de serviços e apoio para se devolver à normalidade à população”, afirmou Pezão.

Ele vai passar a noite em Nova Friburgo, onde acompanhará pessoalmente as medidas que estão sendo adotadas para atenuar o sofrimento da população.

Friburgo vive um verdadeiro caos. Os semáforos estão desligados, falta luz, água e o serviço de telefonia não funciona. Não há transporte público porque as ruas estão intransitáveis e o comércio fechou as portas mais cedo.

O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, que também sobrevoou os três municípios, anunciou a instalação do Gabinete de Crise da Assistência Social na região. A finalidade é reunir secretarias de Assistência Social dos municípios atingidos pela enxurrada para tratar imediatamente da remoção para locais seguros das famílias que vivem nas áreas de extremo risco de deslizamento.

Caminhões com colchonetes, casacos, material de limpeza e higiene pessoal e alimentos não perecíveis já foram enviados para os municípios da região serrana.

A Secretaria Estadual de Agricultura cedeu maquinário do programa Estrada da Produção para ajudar na remoção de barreiras. Segundo o secretário de Agricultura, Christino Áureo, nesta primeira etapa as máquinas vão trabalhar para desobstruir as vias de acesso e facilitar o deslocamento das equipes de socorro às vítimas. “Num segundo momento, vão auxiliar na remoção dos escombros.”.

Somente em Petrópolis, 13% da população, o equivalente a 40 mil pessoas, mora em áreas de risco, segundo o Comitê de Ações Emergências da prefeitura.

O Programa de Voluntariado do Viva Rio acaba de iniciar uma campanha de arrecadação de donativos (roupas e mantimentos) para as vítimas do temporal na região serrana do Rio.

A concessionária Ampla informou, em nota, agora à noite, que as equipes de emergência já conseguiram restabelecer o fornecimento de luz para 63 mil dos 75 mil clientes de Teresópolis afetados pelo corte de energia, devido ao temporal que atingiu o município.

O Instituto de Hematologia do estado (Hemorio) fez um apelo para que a população doe sangue. O hemocentro necessita enviar com urgência 300 bolsas de sangue aos hospitais da região serrana.

O Hemorio está com sua equipe de plantão mobilizada para que todo o sangue doado seja processado e enviado para a região serrana o mais rápido possível.

Edição: João Carlos Rodrigues

Nenhum comentário: