terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES: A DEMOCRACIA NÃO É TOLA EM PASSAR POR AQUI




Os homens e mulheres de bem, de Campos dos Goytacazes, perderam mais uma luta. Uma guerra, iniciada em 2004, que não possui um fim, afinal nada andou em termos de construção de novos horizontes, modus operandi e de líderes. Tudo continua turvo, cinza, triste e inseguro.

A sociedade assiste, atônita, uma dança surreal de cadeiras no Executivo. Somos campistas desmoralizados, envergonhados, rejeitados e motivo de indiferença por onde coloquemos os pés. Não há nada para nos alegrarmos.

Uma Câmara parada, estagnada e a mercê de elevadores sem destino, carroças do mal, joelhos em declínio e acordos políticos que ofendem a nossa inteligência.

Uma cidade com uma gritante concentração de renda. Vendida para uns, loteadas por outros e detentora de alguns munícipes completamente sem vergonha na cara.  Seres sem receio de praticarem todas as formas  ilícitas previstas na legislação pátria.

Uma cidade que não sabe onde fica o fim do negro túnel em que entrou. Um território de ninguém, onde vários tentaram administrar, mas nenhum deles conseguiu manter-se no leme desse navio fantasma até o final.

Uma cidade partida de forma idiota entre grupos políticos. Uma fazenda escravocrata  dirigida em sistema de rodízio por senhores feudais. Feudo que amarra, arrebenta, humilha e cala  centenas de munícipes mediante o vil metal.

Um terreno fétido, coberto de ações paliativas visando a sustentação de currais eleitorais. Um espaço antidemocrático onde palavras independentes geram revoltas e abrem os grilhões daqueles que trabalham com o silêncio interesseiro.

Um grande gueto repleto de podres sociais e de pedofilias inexplicáveis. 

Cidade trincada, esburacada, atormentada por vans clandestinas, transportes irregulares e homicídios em demasia.

Vai começar tudo de novo. E tenho certeza de que, quem for eleito, corre o risco de não ficar no maldito cargo. Não aprenderam a fazer política com ideias. Preferem o campos da agressão em detrimento aos projetos.

Aqui não se ganha eleição: elimina-se os adversários.

Dia 06 de Fevereiro é o dia da vergonha, pois a democracia não é tola ao ponto de passar por aqui.

Cláudio Andrade   

30 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com todo o texto, mas se está errado,pessoas de bem temos que mudar esta história...

"...É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
“ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”
E eu vou dizer:
”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
E eu direi:
” - Não admito! Minha esperança é imortal!”
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final."

Anônimo disse...

Parabéns, Dr. Claudio, seu texto limpo, objetivo, sério radiografa o cerne da questão. Somos todos palhaços, idiotizados perante situação tão séria, com a volta de representantes detentores de currículos sujos e de conhecimento público. Somos obrigados a ir às urnas teclando números como se a nossa ação aplaudisse todo comportamento que deveremos ter perante a Lei.
Estamos todos diante de uma Democracia doente e amorfa. Enfim..., devemos dar tempo ao tempo. Parabéns, mais uma vez pelo seu brilhante texto.

Anônimo disse...

os inhos acabaram com a nossa cidade!!!!!


fora
para sempre eles e que tem que ser expulsos


so vieram aqui ganhar a prefeitura para eleger marido e filha


e o resta da populaçao e que se f..............


aprendam a votar campistas burros!!!!


eles so governam em favor proprio e uasam os pobres para perpetuarem no poder

Anônimo disse...

Excelente texto Dr Claudio!!!! A democracia em Campos está jogada no lixo!!!! O voto popular sendo canetado pelos que acham que podem tudo. Tudo uma politicagem barata que só nos deixa por lamentar. Um jogo de gato e rato, onde a população é feita de palhaço. Viva o Tiririca!!!

Graciete Santana disse...

Parabéns pela profundidade do texto que reflete, além da sua indignação, o ânimo das pessoas de bem frente a dura realidade vivenciada pelo povo campista.

Eu diria mais, que a democracia burguesa favorece toda sorte de corrupção, inclusive a política que, se inícia ainda no período de campanha eleitoral.

As eleições burguesas não passam de um jogo de cartas marcadas onde vence quem investe altas cifras. Com isso a questão ideológica e o compromisso com o avanço da sociedade ficam relegadas ao esquecimento.

Entretanto, apesar de não acreditar no processo eleitoral vigente como agente de transformação da sociedade, penso que a possibilidade de eleições suplementares melhor que o risco de uma eleição indireta já que, não creio na possibilidade de retorno da prefeita cassada.

Agora, é com o povo...está mais do que na hora de banir a compra desavergonhada de votos nas eleições em Campos.
Saudações
Graciete Santana

Anônimo disse...

Ninguém agüenta mais esta instabilidade jurídica. A população assiste estarrecida ao ambiente político de Campos. Agora fica a pergunta! Qual grupo empresarial que dependa de apoio do poder publico terá coragem de investir numa cidade com tanta instabilidade em detrimento de outras que não a tem. O que faz um ministro do TRE ou do TSE que decide sentado em sua cadeira de magistrado – sem saber da verdade dos fatos – interferindo da vida de milhares de pessoas e pior sobrepondo a vontade popular. Já passou da hora do poder judiciário entender que seu papel e secundário, do contrario não precisamos mais ter eleição, vamos nomear um juiz prefeito.
Que Deus nos ajude.

Anônimo disse...

Caro Cláudio,

O que diz, indignado, éuma parte da verdade. A outra, que você omitiu, é que todo esse mal sobre Campos começou em 1998, com o casal Arnaldo e Ilsan. A cidade foi praticamente abandonada e parte da população, comprada. Nunca antes Campos sofreu tanto moralmente. Foram tantos crimes e saques do dinheiro público que até o TCE sugeriu a prisão da quadrilha que tomou conta da prefeitura. Mas, em 2008, a população resolveu dar um basta na corrupção, na omissão, na desordem. Elegeu Rosinha como tábua de salvação. Em 2009 começamos a viver novos ares. Rapidamente a corrupção foi se tornando algo do passado. Campos virou um canteiro de obras. Era o início da reconstrução de uma cidade arrasada. A Telhado de Vidro tornou-se coisa do passado. Rosinha não negociava na base do toma-lá-dá-cá e a sociedade aprovou seus métodos. Depois de 10 anos de desmandos, havia uma prefeita com altivez, séria, popular e com projetos. Aí vem o TRE e cassa seu mandato sem motivo aparente. Nenhuma ação de improbidade. Nada que macule sua imagem. E, mesmo assim, afastada, porque concedeu entrevista contrariando a lei eleitoral. A ação é proposta por Arnaldo Vianna e não acatada pela Justiça local, porque ele, mais sujo que pau de galinheiro, estava sem registro de candidato e não poderia mover uma ação daquelas. Mas o TRE, contrariando o voto do relator, e por voto de minerva, cassa seu mandato. Agora, com um prefeito interino, marca eleição e você escreve um texto desses... sinceramente, não está distanciado o bastante para dizer o que disse. Nem pode apontar um erro administrativo ou moral de Rosinha.

Abraços,
Avelino Ferreira

Cidade maldita x bem dita disse...

Dr.Cláudio, antes de tudo gostaria de lhe dar os parabéns pela escrita. O que acontece que estamos em todos os blogs, falando... falando... comentando...comentando... e tudo fica na mesma em nossa cidade Dr. Cláudio ? Cada povo merece o governante que tem. Que palavras sábias a tua Cláudio, me permita lhe chamar assim, apesar de ser Dr. mas de Doutores nossa cidade está é cheia. Prefiro ficar no Sr. Cláudio, há lembrar de Certos Doutores. Quando nossa cidade irá mudar, ou teremos que mudar dela, e deixar um leque de sujeira para trás. Tem toda razão, alguns deles irão se eleger com votos dos inresponsáveis malditos. Acho que passou da hora toda a população de bem de Campos ir para as ruas pedir um basta a politicagem dos acordões em plena praça são salvador. Vamos chamar a classe humilde de Campos e lhes falar que já basta gente, chega, é hora de progredir. Esta cidade maldita urge por tempos melhores e pede para um dia ser chamada de cidade bem dita. Obrigado Jesus por colocar estas palavras na cabeça do Dr. Cláudio, esta edição deveria ir para todos os jornais do Brasil sabia ? Que tal a idéia Dr. Cláudio. Deveria virar aqueles e-mail que nem teia de aranha. Vlw.

Anônimo disse...

Dr. Cláudio, numa terra tão estranha como a nossa amada Campos, onde a estamos sempre prontos para nos decepcionar, onde os males já não causam estranheza e e a justiça lança mão de variantes não muito ortodoxas, é um imenso prazer tecer elogio sincero.
Cada vez mais admiro sua postura, a aula que a grande maioria dos jornalistas desta cidade faltou, aquela básica do 1° período que fala do compromisso com a notícia, o Sr., mesmo não tendo frequentado os bancos da Fafic, tal compromisso por sorte nossa, parece fazer parte da sua personalidade.
O senso de justiça sim, este é dom, dom vem de Deus. Deus que o abençoe, continue assim.
Por favor publique meu comentário, é sincero e desprovido de qualquer interesse.

Anônimo disse...

Dr. Cláudio, numa terra tão estranha como a nossa amada Campos, onde a estamos sempre prontos para nos decepcionar, onde os males já não causam estranheza e e a justiça lança mão de variantes não muito ortodoxas, é um imenso prazer tecer elogio sincero.
Cada vez mais admiro sua postura, a aula que a grande maioria dos jornalistas desta cidade faltou, aquela básica do 1° período que fala do compromisso com a notícia, o Sr., mesmo não tendo frequentado os bancos da Fafic, tal compromisso por sorte nossa, parece fazer parte da sua personalidade.
O senso de justiça sim, este é dom, dom vem de Deus. Deus que o abençoe, continue assim.
Por favor publique meu comentário, é sincero e desprovido de qualquer interesse.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Ninguém pode tirar JESUS de ninguém.

Paz nEle para todos!

Rosângela

Ainda que.... ainda que.... ainda que.... ainda que.... ainda que .... ainda que.... ainda que....

Eu me gloriarei em Meu Lindo e Maravilhoso JESUS LINDÃO REI GRANDÃO QUE ESTÁ COM 7 OLHOS SOBRE TODOS NÓS E VÊ ATÉ AS NOSSAS CÉLULAS E NOSSO DNA. E meu Deus tem Cetro de Equidade.É Manso e Humilde de Coração e muito, muito Lindo!

Em Cristo, e sabendo com certeza que Campos, Rio de Janeiro e Brasil é de JESUS CRISTO assim como toda a Terra. Tudo pertence só a JESUS CRISTO! Quer saber o ódio de satanás? LEVANTA JESUS CRISTO NUMA CIDADE. Mas não adianta! Quando o Senhor Jesus Cristo é glorificado de verdade o ESPIRITO SANTO É ENVIADO. E JESUS ESTÁ SENDO GLORIFICADO NESTA NAÇÃO COMO NENHUMA OUTRA.
amém...

ainda que ...

Anônimo disse...

A vergonha é tanta que estou com vontade minha suspensão da função de mesário nessa eleição. Não quero fazer parte desse circo.

Cláudio Andrade disse...

Caro Avelino

Eu não omiti.... afirmar que tudo começou em 1998 é a sua opinião...., logo não há omissão, afinal, posso não concordar com você no que tange ao início de tudo.

Bom dia

Anônimo disse...

Dia 06/02 estou na praia e dia 26/02 também se deus quizer, votar jamais, em tempo esta eleição se houver poderia de facultativa(opcional).

jc disse...

Eu como cidadã campista quero manifestar minha indignação pelo que está acontecendo contra a cidade. Porque no final é contra a cidade e contra a democracia. E o mais triste, com o apoio da justiça. Os que deveriam zelar por fazer cumprir as leis são os que desavergonhadamente cuidam para descumpri-la. E mais, saber que somos nós, com nossos impostos, que sustentamos essa corja. Sou obrigada a concordar com o Ministro, que o judiciário brasileiro precisa ser re-inventado. Mas sinceramente, Dr. Claudio se eles fizerem isso mesmo, não compareço mais às urnas para votar. Pago a multa com todo prazer, vou exercer meu direito de não votar. JUDICIÁRIO BRASILEIRO - VERGONHA NACIONAL.

Anderson Martins disse...

Parabéms! deixo minha sugestão: imprima esse texto, comclama as pessoas de bem! que não compactuam com essa política nojenta, imperialista, do vil metal, onde pessoas são vendidas pelo capricho de obter o poder a qualquer custo.
Vamos ganhar as ruas! gritar por LIBERDADE!
Vamos varrer do cenário político da nossa Campos esses pseudos líderes que só souberam ao longos dos anos aprofundar as disigualdas sociais.

Anônimo disse...

O Campista tem a oportunidade de mudar essa realidade, e aqueles que dizem que não votam mais... devem está achando tudo maravilhoso...

Afinal de contas votar não doí...

Que bom que só as pessoas de bem e comprometidas com Campos comparecerão as urnas.

Tomara que os vendedores de voto estejão atrás do trio no verão e não tenham a oportunidade de depositar MMMMMMM na urna.

Anônimo disse...

Dr.Cláudio, me responda uma dúvida: Os outros municípios que o TRE anunciou eleição suplementar, também aguardam julgamento do TSE, a Lei para Campos é tão diferente assim. Sou estudante de direito, cada dia mais desanimado de ingressar na carreira da classe mais corrupta e vulnerável deste país. Por favor me responda esta questão, já perguntei para vários advogados e não obtive resposta.

assessora disse...

PARABÉNS DR CLÁUDIO O SENHOR COMO SEMPRE MUITO FELIZ EM SEUS ARTIGOS E COMENTÁRIOS. NA MINHA OPINIÃO NÃO SÓ OS CAMPISTAS, MAS O SER HUMANO EM GERAL GOSTA DA ZONA DE CONFORTO, POR ISSO ACEITAM TUDO CALADOS,INFELIZMENTE!! UM MUNICÍPIO QUE TINHA TUDO PARA SER O MELHOR, SÓ NOS TRAZ MOMENTOS VERGONHOSOS COMO ESSE, MAS UM PREFEITO, MAIS PAPÉIS ESPALAHADOS NOS BAIRROS QUE JÁ ESTÃO PRA LÁ DE FEIOS, MAIS PLACAS ESPALHADAS COM PESSOAS HUMILDES SE SUBMETENDO AO RÍDICULO, MAIS GASTOS E É CLARO PAGOS POR TODOS NÓS! E AINDA HÁ NESSA CIDADE AQUELES ANALFABETOS POLÍTICOS QUE DIZEM:PARA MIM TANTO FAZ TER ELEIÇÃO NOVAMENTE,NÃO ME AFETA EM NADA,NÃO DEPENDO DE POLÍTICO, ETA POVO BURRO!!NÃO SOU CAMPISTA, MAS AMO CAMPOS DOS GOYTACAZES E FICO TRISTE COM TUDO DE RUIM QUE FAZEM COM ELA E SEU POVO!! MAS AINDA HÁ TEMPO DE VIRAR ESSE JOGO, E TODOS SABEM COMO,ASSIM EU ACREDITO!

Anderson Martins disse...

Prezado Avelino, você tem como afirmar que não houve corrupção na Sec. de Saúde? não estaria tapando o sol com a peneira?
Ès inteligente ao bastante para saber que houve diversos equívocos da administração Rosinha. Muitas coisas ficaram a desejar. Não concorda?

Unknown disse...

Belo texto. Mas cuidado pra não ficar igual aquele poeta "Atafona, Atafona..."

Anônimo disse...

Alô Avelino!
Em que cidade você está vivendo?
Não existe corrupção em Campos hoje? Só você não está vendo então!
Obras milionárias, com preços fora da realidade, com licitações controvertidas (com o ganhador já certo)!!!
Avelino, um banheiro por 95 mil é brincadeira!!! Minha casa, com preço de mercado, vale isso...

Anônimo disse...

Ótimo texto Cláudio! Mas eu gostaria que as pessoas de bem desta cidade, como você, Andral Tavares, Joca Muylaert, Fábio Siqueira, Roberto Moraes, Graciete Santana, Franklin Cherene, Vítor Menezes, Ricardo André Vasconcelos, Antônio Carlos Rangel, Sérgio Diniz estivessem juntos num movimento suprapartidário para apresentarem uma alternativa de boa governança aos campistas, afinal depois disso tudo, chega de Arnaldo e Garotinho.

Anônimo disse...

Conclamos as pessoas de bem há não ir as urnas dia 06/02 é o que devemos fazer nós cidadãos campistas,que não aguentamos mas eleiçõs de 2 em 2 anos

Anônimo disse...

Pergunte ao Avelino quantas pessoas, exatamente, utilizaram a passagem a R$ 1,00 no último mês (quantos passaram na roleta), e em seguida, pergunte, quanto em dinheiro a Prefeitura repassou para as empresas de ônibus como subsídio da passagem.

A segunda pergunta ele saberá responder, mas não a primeira...

Então, veremos, que existe alguma coisa fora da ordem, pois, como a Prefeitura vai fazer o repasse referente à um subsídio que não sabe exatamente quanto deveria ser ?

Lembramos, isso é dinheiro público!

Avelino, isso não é corrupção?

Isso começou em 1998 ou em 2009?

Antonieta disse...

Avelino, que cidade é essa sem corrupção? Me poupe de tanta infantilidade, de tanta inocência. Você sabe e sabe muito bem. Me poupe.

sampaio disse...

avelino convem colocar a viola no saco.
perdeu a oportunidade de ficar calada.
não vem com essa de reclamar da postagem desse blog.

Anônimo disse...

A culpa não é do judiciário.É dos políticos de Campos que fazem política de maneira suja. O judiciário foi brilhante, a democracia só é democracia quando as vitórias são limpas. Não é o caso dos último cassados.

Isack disse...

Querem mudar a classe política no Brasil, vão ter que mudar a sociedade. A classe política é formada de: médicos, jornalistas, empresários, em fim tem de tudo, das mais diversas classes profissionais e sociais, tem até palhaço e se queremos mudar os políticos temos que mudar o comportamento da sociedade, que muitas vezes não aceita a corrupção dos políticos, mais pagar propina para o policial liberar pode!!!
OS POLÍTICOS SÃO O REFLEXO DA NOSSA SOCIEDADE!!!

Isack disse...

Querem mudar a classe política no Brasil, vão ter que mudar a sociedade. A classe política é formada de: médicos, jornalistas, empresários, em fim tem de tudo, das mais diversas classes profissionais e sociais, tem até palhaço e se queremos mudar os políticos temos que mudar o comportamento da sociedade, que muitas vezes não aceita a corrupção dos políticos, mais pagar propina para o policial liberar pode!!!
OS POLÍTICOS SÃO O REFLEXO DA NOSSA SOCIEDADE!!!