segunda-feira, 19 de outubro de 2009

INDICADOS DE LULA PARA O TCU E STF TOMAM POSSE NESTA SEMANA.


A semana política em Brasília será marcada pelas posses de dois indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para cadeiras no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-ministro das Relações Institucionais José Múcio Monteiro vai tomar posse como ministro do TCU, em solenidade marcada para terça-feira (20), enquanto o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, assume o cargo de ministro do Supremo na sexta (23).

O pernambucano José Múcio teve sua indicação aprovada pelo plenário do Senado no último dia 22, por 46 votos a 11. Aos 61 anos de idade, antes de chegar ao cargo de ministro do TCU, ele exerceu cinco mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados.

Engenheiro de formação, Múcio já militou por partidos de oposição a Lula, mas passou a integrar a base aliada do governo em 2003. Para assumir o cargo de ministro da Corte de Contas, ele renunciou ao cargo de deputado pelo PTB.
Já Toffoli, o escolhido do presidente da República para exercer a função de ministro do STF, foi aprovado no Senado por 58 votos a 9. Ele irá substituir o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu no dia 1º de setembro, vítima de complicações no pâncreas. Aos 41 anos de idade, Toffoli poderá exercer a função de ministro do Supremo até 2037, quando completará 70 anos. Ele nasceu em Marília (SP), em 15 de novembro de 1967, e se graduou em Direito em 1990 pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Direito Eleitoral e já foi advogado do PT. Lula deve comparecer às duas solenidades de posse.

Nenhum comentário: