quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ÉTICA.

ÉTICA
Aos nossos eleitores e aqueles que ainda estão em dúvida em nos apoiar.
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. É pensando nesse significado que resolvi escrever este artigo depois do que presenciei hoje, no Forum. Como muitos colegas sabem, sou candidato a Vice-Presidente na Chapa“Ordem Para Todos” da qual é também candidato a Presidente o advogado Cláudio Andrade.
Agora, com as chapas registradas inicia-se oficialmente a campanhapara as eleições do dia 16 de novembro para a 12ª Subseção.Para aqueles que não sabem ou se fazem de desentendidos, a propaganda eleitoral tem regras e obedecerá, sob pena de impugnação das chapas registradas o disposto no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB em seu artigo 133 e, ainda, na Resolução 03/2009, de 29/07/2009do Conselho Federal. Isso a nossa chapa seguirá à risca, isto é, lançando 'mão' do regulamento quando for necessário.
De bom tom ressaltar que o mencionado artigo 133 refere-se a perda doregistro a chapa que praticar ato de abuso de poder econômico,político e dos meios de comunicação, ou for diretamente beneficiada. Após os pequenos esclarecimentos acerca das regras sobre a propaganda eleitoral das chapas registradas, volto à questão da ética antes referida.
Hoje, presenciei no interior do nosso Fórum, a atuação de um coadjuvante da chapa da situação, que até desconheci, - porque não esperava dele tal atitude, mas que depois fui informado que o cidadãopretende alçar vôos mais altos -, fazendo ostensivamente propaganda com pequena e infrutífera distribuição de adesivos corporais (colando-os "manu militari" nas roupas das pessoas) com os nomes dos representantes da chapa oficial. Até aí, nada demais não fosse à impropriedade do lugar para a campanha.
Em razão disso, resolvi dizer que: ser ético é respeitar as leis. Ser ético é respeitar os Regulamentos (o eleitoral é um deles!). Ser ético é entender que dentro do Fórum, (prédio público), não é permitido fazer campanha eleitoral, ainda mais ostensivamente. Ser ético é fazer campanha com decência. Ser ético nada mais é do que agir direito. Ser ético é proceder bem, sem prejudicar os outros. Ser ético é ser altruísta e não egocêntrico. Ser ético é estar tranqüilo com a consciência pessoal. Ser ético é cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc. Ética é tudo que envolve integridade, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.
Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. Em suma é ter a consciência "limpa". Por essas e outras é que não se comenta outra coisa a não ser avitória no dia 16 de novembro da Chapa “ORDEM PARA TODOS” número. 222.
Abraços a todos.
Luis Carlos Manhães RodriguesCandidato a Vice-Presidente da Chapa “Ordem Para Todos

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.